Entenda o que é o exame de Cambridge e os processos de produção e avaliação. Afinal, como a qualificação influencia no futuro dos candidatos com bom desempenho?

Você já deve ter ouvido falar sobre e talvez até já saiba da sua importância. Mas o que é o exame de Cambridge de fato e por que ele é tão falado? Neste post, explicamos tudo sobre uma das certificações mais respeitadas do mundo e como ela funciona na prática. 

Afinal, a qualificação pode definir o seu futuro profissional e acadêmico nos países do exterior. Confira!

 

O que é o exame de Cambridge?

O exame de Cambridge é composto por provas que determinam o nível de proficiência em inglês, isto é, a compreensão do idioma do indivíduo. A certificação é válida em mais de 20 mil instituições de quase todos os países do mundo e costuma determinar os candidatos às bolsas de estudo e trabalho no exterior. 

Além disso, os testes têm este nome pela criação em 1913 pela Universidade de Cambridge, uma das mais antigas da Inglaterra e da Europa. Até hoje, o Cambridge Assessment English, da instituição, é o departamento responsável por criar e regulamentar a modalidade. 

É estimado um prazo de dois anos para todas as etapas de elaboração, produção e distribuição dos exames para as instituições credenciadas pelo mundo. O que o exame de Cambridge oferece são provas de diferentes níveis desde os sete anos de idade até a fase adulta, acompanhando o ensino do aluno.

Anualmente milhares de pessoas se candidatam às provas de padrão internacional cujo resultado influencia na evolução dos estudos. E 95% das escolas entrevistadas pelo Cambridge Assessment English alegam uma melhoria no idioma por influência do exame.

 

Por que fazer o Exame de Cambridge?

Muitas pessoas procuram testar conhecimentos apenas para avaliar o nível de proficiência e fluência. No entanto, o que o exame de Cambridge costuma atrair mais são estudantes e profissionais interessados em bolsas de estudo, trabalho e certificações para migração. 

Grande parte das instituições de ensino no exterior exigem esta qualificação. Além disso, apresentar bons resultados no exame de referência mundial é um diferencial de destaque em processos seletivos de emprego, vistos e oportunidades que surgirem. 

Dessa forma, ao candidatar-se à prova, há uma classificação de níveis de certificação para diferentes objetivos. A Cultura Inglesa Curitiba é um centro preparatório pioneiro na aplicação de provas. Aqui, o objetivo é atingir os melhores resultados e a proficiência!

Nossa metodologia auxilia os alunos a se prepararem desde as primeiras aulas e compreenderem o que o exame de Cambridge exige. Somos credenciados para periodicamente aplicar os seguintes exames:

 

  • Pré A1 Starters: para Young Learners (7 a 12 anos), é o primeiro dos três exames que avaliam os primeiros aprendizados de inglês;
  • A1 Movers: o segundo da mesma faixa etária, com atividades criativas e motivacionais para examinar a capacidade e o desempenho;
  • A2 Flyers: última etapa dos exames para as crianças mais novas, mostrando a evolução no contato inicial com o idioma;
  • A2 Key: continuação do A2 Flyers, a qualificação é voltada para o inglês escrito e falado;
  • B1 Preliminary: teste intermediário que avalia o domínio das habilidades para fluência e vivência diária;
  • B2 First: sugerida como preparação inicial para o nível superior no exterior, mostrando a autossuficiência para vivência em um ambiente de língua inglesa;
  • C1 Advanced: comprovação de nível elevado, ideal para a vida universitária ou profissional;
  • C2 Proficiency: a nossa qualificação mais alta, certificando o domínio do idioma em um nível excepcional;
  • Línguaskill: teste rápido para empresas verificarem o nível de proficiência dos colaboradores e candidatos. 

Quer a  ajuda de quem entende do assunto para os exames de Cambridge? Fale conosco e faça parte da Cultura Inglesa