Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, muitos profissionais buscam oportunidades no exterior, especialmente em países de língua inglesa como EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália, onde estão alguns dos melhores programas acadêmicos. A proficiência em inglês é fundamental para realizar esse sonho, facilitando a comunicação, o aprendizado e consequentemente melhorando oportunidades de emprego e independência.

Para conseguir a certificação de proficiência no inglês é necessário realizar testes que avaliam as habilidades linguísticas de cada indivíduo, como o IELTS e o Cambridge English Exams. Ambas as certificações são válidas em vários países do mundo. Porém, para alcançar a nota necessária, é preciso se preparar com antecedência e muito estudo.

Continue lendo este conteúdo e descubra dicas valiosas sobre como mandar bem nos testes IELTS e Cambridge English Exams.

 

Compreensão dos testes

Você já conhece o IELTS, ou International English Language Testing System? Este é o teste mais popular do mundo, confiado por mais de 10.000 organizações em 140 países para certificar a proficiência em inglês. O exame é dividido em duas categorias, sendo o IELTS Academic para estudantes que desejam estudar no exterior e o IELTS General Training destinado àqueles que buscam imigrar para trabalhar em outro país. Além disso, cada um deles é dividido em quatro seções: Listening (Audição), Reading (Leitura), Writing (Escrita) e Speaking (Conversação).

 

Saiba mais sobre o que é o exame IELTS.

 

Outra certificação bastante respeitada ao redor do mundo é o Cambridge English Exams, válido em mais de 20 mil instituições de quase todos os países. Esta certificação atrai estudantes e profissionais em busca de oportunidades de trabalho, bolsas de estudo e vistos. Esta opção oferece uma variedade de exames para diferentes idades e níveis de habilidade, desde o Pré A1 Starters até o C2 Proficiency, atendendo a diversas necessidades de avaliação de proficiência no idioma. Além disso, o Linguaskill é uma opção rápida para empresas que buscam testar o nível de inglês de seus funcionários. 

 

Confira tudo o que você precisa saber sobre o Cambridge English Exams.

 

Preparação adequada

Todos que realizam os testes de proficiência em inglês desejam a aprovação, compreendendo esta etapa como uma grande oportunidade de conseguir a certificação e o passe para poder explorar o mundo. Porém, assim como em todos os importantes testes enfrentados, é necessário antes realizar uma preparação adequada e assertiva.

Sabemos que a preparação para os exames é intensa, e por isso trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a se sentir mais confiante:

  1. Crie um plano de estudos que inclua todas as habilidades avaliadas nos testes do IELTS e Cambridge English Exams.
  2. Estude os formatos de cada teste através de perguntas e tarefas de cada etapa, por exemplo.
  3. Faça simulados gratuitos dos exames IELTS e Cambridge English Exams, usando um cronômetro para se acostumar com o ritmo.
  4. Estude vocabulários, leia livros e notícias de língua inglesa para melhorar sua compreensão de leitura e escrita.
  5. Converse em inglês com seus amigos e colegas para praticar uma fala mais fluida e natural. Assistir vídeos e ouvir podcasts são ótimas maneiras de treinar sua audição.

Faça um dos cursos preparatórios da Cultura Inglesa.

Quer obter mais dicas? Confira como se preparar para um exame de proficiência em inglês.

 

Foco nas habilidades linguísticas 

Compreender e se expressar em inglês é crucial tanto para o sucesso profissional quanto para vivências mais abrangentes no exterior. Para aprimorar as quatro habilidades linguísticas (listening, reading, writing e speaking) é importante adotar práticas diárias.

  1. Para melhorar o listening é essencial imergir em conteúdos de áudio, como podcasts, músicas, programas de TV e filmes em inglês, a fim de se familiarizar com as nuances da língua e aprimorar a compreensão oral.
  2. O writing pode ser desafiador, mas como toda gramática, o que o torna mais fácil é a rotina de treinar a escrita, seja ela com anotações de aulas ou a adoção da prática de escrever coisas do dia a dia em inglês.
  3. Para melhorar o reading, é recomendado ler livros, notícias de sites internacionais, letras de músicas e assistir a filmes e séries com legendas em inglês, usando um dicionário quando necessário.
  4. O speaking é uma habilidade que requer prática, seja conversando sozinho, com amigos, colegas ou familiares, ouvindo e repetindo diálogos, fazendo gravações para analisar a própria fala em inglês, praticando trava-línguas e utilizando aplicativos para conversação.

 

Confira como melhorar o seu listening e as suas habilidades de compreensão oral em inglês.

 

Estratégias para mandar bem

É comum que os candidatos caiam em “armadilhas” devido à falta de preparação estratégica. Por isso, cada etapa requer o uso de técnicas de gerenciamento de tempo e a identificação de pistas contextuais que ajudam a compreender qual é a resposta correta. Confira algumas dicas para mandar bem no seu teste:

 

Reading:

  1. Leia primeiro as perguntas antes do texto.
  2. Pratique leitura cronometrada.
  3. Leia textos que possuem a mesma dificuldade do conteúdo do exame para se familiarizar com os diferentes formatos de questões.

Listening:

  1. Antecipe as informações do áudio ao ler as perguntas.
  2. Evite erros ortográficos e respeite o limite de palavras nas respostas.
  3. Preste atenção às instruções para responder às perguntas de forma correta.
  4. Opte por escrever os números de forma extensa e não numérica.

Speaking:

  1. Se errar a sua fala e perceber que errou, pare e reformule o que errou.
  2. Escolha se expressar com naturalidade ao invés de ficar em silêncio para procurar uma palavra específica.
  3. Responda as perguntas adicionando detalhes às respostas. Evite responder apenas com “Yes” ou “No”. 

Writing:

  1. Sublinhe as partes-chave do enunciado e faça anotações antes de escrever.
  2. Organize suas ideias em parágrafos e use conectivos como even though, due to, therefore. 
  3. Use  pronomes relativos, como which, it, them, those.
  4. Reserve tempo para revisar o texto, corrija os erros gramaticais e substitua palavras repetidas. Além disso, sempre adicione exemplos para apoiar suas ideias.

Com essas dicas, temos certeza de que a sua performance na prova será positiva!

 

Gerenciamento do estresse

O momento da prova pode ser estressante, seja por conta da pressão em se sair bem ou pela quantidade de informações a qual você fica exposto. Porém, é importante manter a calma e manter o foco para conseguir realizar os exames sem problemas. Para isso, existem algumas estratégias simples de relaxamento que você pode exercitar:

  1. Respire fundo e foque em ações que te fazem bem e aliviam a sua ansiedade.
  2. Pense positivamente, fazendo afirmações fortes de autoestima e confiança.
  3. Reconheça que você se preparou bem e confie que o conhecimento está presente em sua mente. Permita dar um tempo para que as respostas surjam naturalmente.
  4. Se sentir ansiedade em relação a alguma questão, passe para a próxima e retorne a ela mais tarde.
  5. Esteja com sua garrafa de água, transparente e sem rótulo. Lembre-se de tomar água sempre que estiver nervoso.

Ficar nervoso é normal, mas você não precisa deixar a sua ansiedade atrapalhar um momento importante. Vá para a prova com confiança, sabendo que você se dedicou muito e está preparado!

 

Prepare-se para o IELTS e Cambridge English Exams com a Cultura Inglesa!

Aqui na Cultura Inglesa, oferecemos cursos preparatórios para o IELTS e para os Cambridge English Exams. Entre em contato com a gente para saber mais sobre nossos preparatórios! 

Se você ainda não é um aluno, faça já a sua matrícula.

E se deseja saber mais sobre as datas de aplicação dos nossos exames, acesse o nosso site e fique por dentro.

Conte com a Cultura Inglesa para aprender inglês de forma dinâmica e alcançar a proficiência necessária para passar nesses exames!