Todos sabemos que o inglês é o idioma mais importante dos mundos corporativo e acadêmico, e quando o assunto é buscar o sucesso nessas áreas, ele se torna essencial. Entre as diversas formas de comunicação, o e-mail se destaca como uma ferramenta indispensável para quem deseja ingressar em empresas ou universidades internacionais ou ainda se comunicar com pessoas e amigos de outros países.

 

Neste artigo, vamos ensinar você a escrever um e-mail em inglês por meio de dicas que vão facilitar a sua vida. Continue lendo para saber mais.

Por que aprender a escrever e-mails em inglês é uma habilidade valiosa?

 

O inglês é a língua mais utilizada nos negócios internacionais, na internet e na ciência. Por meio dela podemos nos comunicar com pessoas de todo o mundo, abrindo portas para novas oportunidades pessoais e profissionais. Um e-mail bem redigido e estruturado não apenas demonstra conhecimento e profissionalismo, mas também evidencia cuidado e atenção aos detalhes, características altamente valorizadas em qualquer contexto.

 

Antes de escrever um e-mail, é importante decidir se ele será formal ou informal. Ao desenvolver seu texto, sua atenção deve estar voltada para a ortografia e estrutura, porque o e-mail precisa ser simples e curto, mas sem deixar de fora as informações importantes.

Dicas para escrever um e-mail em inglês

Saudação:

 

Para e-mails formais, utilize:

  • Dear, junto ao nome e sobrenome;
  • Dear Mr/Mrs + sobrenome;
  • Dear Sir/Madam;
  • To whom it may concern. Essa frase significa “A quem interessar” e ela só é usada quando não sabemos quem é o destinatário.

 

Para e-mails informais, utilize:

 

  • Hi, nome;
  • Dear + primeiro nome;
  • Hello, nome;
  • How are you, nome?;
  • What’s up, nome.

 

Lembre-se de mencionar o nome da pessoa que você está destinando o seu e-mail sempre que possível, para que a mensagem seja personalizada e chame a atenção do destinatário.

Introdução: 

 

Ao iniciar um e-mail, apresente-se e explique de forma breve e concisa o motivo do seu contato. Você deve prender a atenção no início do texto para garantir que a pessoa continue lendo.

Corpo do e-mail:

 

No corpo do e-mail, você irá desenvolver melhor o assunto. Para isso, organize suas ideias em parágrafos curtos e diretos. Cuidado para não deixar o seu texto repetitivo e cansativo.

Linguagem formal vs informal

 

Quando se trata de comunicações profissionais, acadêmicas ou assuntos sérios, é importante manter uma abordagem formal. Utilize verbos no presente simples e evite gírias. Por outro lado, ao se comunicar com amigos, familiares ou conhecidos, é possível adotar uma linguagem mais informal, incluindo expressões coloquiais e idiomáticas.

 

  • Formal: 

 

“Dear Mr. Johnson,

 

Following our recent conversation, I would like to provide additional details about the project. The cultural exchange will begin on May 28th, and the responsible agency will be in touch for further information. If you have any questions, please don’t hesitate to contact me.”

 

“Prezado Sr. Johnson,

 

Segundo nossa recente conversa, gostaria de fornecer detalhes adicionais sobre o projeto. O intercâmbio cultural terá início no dia 28/05 e a agência responsável entrará em contato para mais informações. Caso tenha dúvidas, não hesite em entrar em contato comigo.”

 

  • Informal: 

 

“Hi, Charles!

 

I hope you’re doing well. I’m sending you some photos from my trip. I miss you. See ya”

 

“Oi, Charles!

 

Espero que você esteja bem. Estou com muitas saudades de você. Estou mandando a você algumas fotos da minha viagem. Sinto sua falta, beijos.”

 

Frases úteis

 

Para pedidos informais, use: 

  • Could you please… (Poderia por favor…);
  • Can you… (Você pode…);
  • Would you mind… (Você se importaria em…).

 

Para pedidos formais, use:

  • I would be grateful if you could… (Eu ficaria grato se você pudesse…);
  • I kindly request that you… (Eu gentilmente solicito que você…);
  • Would you be able to… (Você seria capaz de…).

 

Para agradecimentos informais, use:

  • Thanks a lot for… (Muito obrigado por…);
  • You’re the best! (Você é o melhor!);
  • I owe you one! (Eu te devo uma!).

 

Para agradecimentos formais, use:

  • Thank you very much for… (Muito obrigado por…);
  • I am very grateful for your… (Eu sou muito grato pela sua…);
  • I appreciate you taking the time to…(Agradeço por ter tirado um tempo para…).

 

Para pedir desculpas informais, use:

  • That was my fault. (Foi minha culpa.);
  • I’m sorry for… (Sinto muito por…);
  • Please forgive me. (Por favor, me perdoe.).

 

Para pedir desculpas formais, use:

  • I sincerely apologize for… (Peço desculpas sinceramente por…);
  • I take full responsibility for my actions. (Assumo total responsabilidade por minhas ações.);
  • I am truly sorry for any inconvenience this may cause. (Sinto muito por qualquer inconveniente que isso possa causar.).

Fechamento:

 

Ao encerrar um e-mail formal, é importante usar frases como “If you have any questions/concerns, let me know”, deixando claro para o destinatário que você está aberto a esclarecer quaisquer dúvidas.

 

Ao se despedir, use expressões como:

 

  • “Best regards”, “Sincerely”, “Thank you for the consideration” para e-mail formal.
  • “Thanks”, “Take care”, “All the best” para e-mail informal.

Erros comuns ao escrever um e-mail em inglês

 

É comum cometer alguns erros que podem dificultar a sua entrega. Confira quais são eles e saiba como evitá-los:

 

  • Não ser estratégico: o assunto do seu e-mail deve chamar a atenção em poucas palavras, por isso, diga exatamente o que você deseja para que o destinatário escolha abrir.
  • Erros gramaticais e de ortografia: revise sempre seu e-mail antes de enviá-lo.
  • Uso inadequado de pronomes e preposições: certifique-se de que está usando os pronomes e preposições de forma correta para evitar constrangimento, principalmente quando você decidir personalizar um e-mail que tem como público um grande número de pessoas.
  • Falta de clareza e concisão: evite ser redundante ou confuso em seus e-mails. Seja claro e direto.

 

Escrever e-mails em inglês é uma habilidade importante para o sucesso profissional, acadêmico e pessoal. Saber como escrever de forma clara e direta com a linguagem ideal ajudará você a se comunicar de forma assertiva com o destinatário.

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