Você já ouviu falar do IELTS? Hoje, vamos discutir um pouco sobre essa sigla e qual a sua importância para pessoas que desejam se qualificar em inglês.

Se você tem pensado em trabalhar ou estudar no exterior, provavelmente já ouviu falar de um dos exames mais renomados globalmente: o IELTS.

Em meio à crescente demanda por proficiência em inglês, o IELTS se destaca como um aliado para aqueles que buscam oportunidades de estudo ou trabalho em países onde o inglês é a língua oficial. No entanto, é importante ressaltar que se alguém vai estudar inglês em um país de outra língua, é necessário ter o IELTS. Além disso, mesmo em empresas situadas em países com outro idioma oficial, a comprovação de proficiência em inglês pode ser solicitada como um requisito de qualificação.

Afinal, o que é o IELTS e qual a sua finalidade?

O IELTS, ou International English Language Testing System, é um exame detalhado, desenvolvido por especialistas renomados de avaliação linguística, com o objetivo de avaliar diferentes níveis do inglês. Sendo assim, mais de 10.000 organizações em 140 países confiam no certificado do IELTS, como Reino Unido, Austrália e países da América do Norte.

Esse exame serve a diversas finalidades, desde a preparação para experiências acadêmicas no exterior até requisitos específicos para imigração e cenários profissionais. Existem duas versões desta prova:

  1. IELTS Academic: Voltado para quem deseja estudar no exterior, avalia o nível de proficiência em inglês exigido por universidades para a admissão. As perguntas abordam questões de competência acadêmica.

 

  1. IELTS General Training: Abrange um público mais amplo. Destinado a quem deseja imigrar para um país de língua inglesa; para pessoas que buscam formação ou cursos não acadêmicos; para quem deseja trabalhar ou estagiar no exterior, ou ainda para quem busca se destacar no mercado brasileiro. As perguntas abordam questões do cotidiano.

Confira quais são as profissões que estão em alta em países de língua inglesa.


Estrutura do IELTS

O IELTS é composto por quatro seções: Listening (Audição), Reading (Leitura), Writing (Escrita) e Speaking (Conversação).

A parte escrita da prova (Listening, Reading e Writing) têm duração de 2 horas e 45 minutos. A prova é aplicada em um dos nossos centros de estudo. O Speaking tem duração de apenas 15 minutos.

Realmente preciso do IELTS?

É importante ressaltar que o IELTS não é um exame para aprender a falar inglês, mas sim para aqueles que já possuem inglês intermediário ou avançado. As notas, que variam de 1 a 9 em cada habilidade, são calculadas a partir da média das quatro seções do exame. A classificação geral segue o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, abrangendo os níveis B1 até C2. No entanto, o objetivo principal é verificar se você possui o conhecimento necessário para se aventurar nos países de língua inglesa.

Para quem sonha em imigrar ou estudar no exterior, o IELTS é a melhor opção para abrir portas para novas possibilidades.

Entenda qual é a importância do inglês para os negócios.

 

Como se preparar para o exame?

Para realizar essa prova, é necessário ir além do “saber inglês”. É preciso uma preparação completa, que vai além de apenas ler e estudar as matérias. Fazer simulados disponibilizados pelo site oficial da IELTS, alinhar interesses com o idioma, falar em inglês sempre que possível e identificar suas dificuldades para focar nelas são pontos essenciais para obter sucesso na avaliação e alcançar uma nota máxima. Quanto mais conhecimento você demonstrar ter, maiores serão as chances de ser bem integrado no mercado de trabalho do exterior.

Na Cultura Inglesa, você tem acesso a profissionais que conhecem o teste e estão aqui para auxiliá-lo a conquistar o nível de inglês necessário para passar. Por isso, através da nossa metodologia dinâmica, garantimos que você alcançará sua proficiência em inglês.

Confira como podemos te ajudar a se preparar para o IELTS.

Quando fazer o exame na Cultura Inglesa?

 

Os testes IELTS na Cultura Inglesa acontecem ao menos uma vez por semana, normalmente às sextas ou sábados.

Para agendar a data e horário do seu teste, entre diretamente no nosso site ou fale com a gente.

Levando em consideração o que foi abordado, concluímos que o IELTS é mais do que um exame; é uma chance de crescimento e uma oportunidade de viver o sonho de morar no exterior e se destacar tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Encare o IELTS como uma oportunidade de aprimorar o seu idioma. Nunca é tarde para investir no seu futuro e traçar o caminho para o seu sucesso profissional e acadêmico.

Compartilhe as suas dúvidas e experiências nos comentários e deixe as pessoas saberem que existem outras, como elas, que também almejam um futuro com oportunidades no exterior.

Conte com a Cultura Inglesa para desbravar novos horizontes, pois com o IELTS, o seu sucesso é o destino! Fale com a gente para agendar o seu teste!