Já ouviu falar do April Fool’s Day? Esta data é conhecida como “Dia da Mentira” lá fora, equivalente ao famoso 1º de abril no Brasil.

Hoje iremos te contar um pouco mais sobre essa tradição, uma vez que conhecer o aspecto cultural dos países faz parte do aprendizado de um idioma.

Por isso, a Cultura Inglesa compilou a história e alguns termos em inglês utilizados nesta data. Confira abaixo informações sobre a origem deste dia e suas peculiaridades:

 

Como surgiu o April Fool ‘s Day?

Tudo começou com uma mudança de calendário promulgada pelo rei Carlos IX de França, nos anos 1500. Isso porque, nem sempre se comemorou o Ano Novo no primeiro dia de janeiro.

Antigamente, as pessoas comemoravam essa passagem no dia 25 de março, quando a primavera começava. Normalmente, a festividade durava 5 ou 6 dias, se encerrando justamente em 1 de abril.

Quando o calendário gregoriano (que marca o ano como conhecemos hoje) foi implementado, sendo aos poucos adotado por outros países, algumas pessoas passaram a pregar peças em outras no antigo dia final da festividade.

Elas enviavam convites, presentes e anúncios de festas que não estavam acontecendo na data certa. 

Embora a expressão “April Fool´s Day” seja conhecida como Dia da Mentira, a essência do termo “fool” tem o significado de “tolo”. Isso está muito ligado à origem dessas brincadeiras.

 

Tradição nos EUA e UK

O April Fool´s Day acabou virando uma tradição em alguns países, com influência também em outros, como o Brasil.

Embora aqui ele seja lembrado apenas de vez em quando, principalmente no Reino Unido (UK) e nos EUA o dia é recheado de brincadeiras e trotes.

Abaixo você continua acompanhando algumas curiosidades.

 

Expressões em inglês

Para entender melhor o contexto desta data, elencamos algumas expressões muito presentes no vocabulário das pessoas no dia:

Pranks

Prank é uma expressão que significa “pegadinha” em si. Também pode ter traduções como “peça” ou “traquinagem”.

Hoaxes

Hoax significa “embuste”, que é uma tentativa de enganar. Dependendo do contexto, também pode ser entendida como boato.

 

Pegadinhas mais famosas

Um dos costumes do April Fool´s Day é gritar “April fool!” para uma pessoa com quem se quer brincar. A partir daquele momento ela passa a ser um “april fool”. 

Trata-se de uma pegadinha, como se fosse passar o título de “april fool” para outra pessoa. Se até o meio-dia uma pessoa se esquecer de fazer isso, ela é o “april fool”, ou seja, como se fosse o “bobo” do dia. 

Outra forma de pegadinha bastante comum é aplicada por empresas e veículos de mídia de grandes proporções, como você verá abaixo.

 

Reportagens

Como parte da tradição, algumas organizações de comunicação social, como a NBR, nos EUA, costumam lançar matérias estranhas no dia 1 de abril.

Geralmente elas falam de algo muito improvável de acontecer, girando em torno de situações como a suposta criação de um produto totalmente esquisito.

 

Empresas

Por último, vale lembrar que nas próprias empresas a data é lembrada lá fora. E, com isso, algumas brincadeiras também podem ser instituídas por elas.

Na história há vários relatos, como o dos restaurantes Taco Bell. Em função da data, a rede pagou um anúncio no The New York Times para avisar que tinha comprado o Sino da Liberdade (Liberty Bell), na Filadélfia. A notícia, claro, era apenas uma brincadeira. Mas por essa razão até hoje o sino é lembrado por muitas pessoas como Taco Liberty Bell.

 

Gostou de conhecer essas curiosidades? Entre em contato para saber mais sobre a Cultura Inglesa e seu método exclusivo de ensino, no qual o estudo do aspecto cultural está sempre presente!