Quem não gosta de aprender se divertindo?

Os filmes em inglês são uma ótima ferramenta para tornar o processo de aprendizado mais envolvente e motivador. Afinal, quando associamos esse momento a experiências agradáveis, como assistir a filmes, a absorção de conhecimento é facilitada, o que transforma a jornada em algo mais satisfatório.

Seja com dramas, comédia, terror ou musicais, os filmes desempenham um papel crucial nesse contexto de aprendizado, sendo uma ferramenta valiosa para aprimorar habilidades linguísticas. Eles oferecem uma imersão autêntica na língua, proporcionando exposição a uma variedade de sotaques, expressões idiomáticas e vocabulário do dia a dia. Além disso, a experiência visual e auditiva dos filmes contribui para uma compreensão mais completa e contextualizada do idioma.

Tendo tudo isso em mente, separamos os 5 melhores filmes para você aprender inglês enquanto se diverte. Boa leitura!

Wonder

“Be kind, for everyone is fighting a hard battle. And if you really wanna see what people are, all you have to do is look.” Auggie Pullman
Tradução: “Seja gentil, pois todos estão travando uma dura batalha. E se você realmente quer ver como as pessoas são, tudo o que você tem que fazer é olhar.”

Wonder (2017) é baseado no best-seller de R.J. Palacio e segue a história de um menino chamado August Pullman, que nasceu com uma deformidade facial. O filme aborda sua jornada ao ingressar na escola pela primeira vez e explorar temas de aceitação, amizade e empatia.

O longa é uma excelente escolha para aprender inglês devido à sua narrativa emocional e diálogos reflexivos. A linguagem é clara e acessível, além de apresentar situações do cotidiano escolar que podem ajudar a expandir o vocabulário.

Pontos-chave:

  1. Expressões de empatia: O filme aborda temas emocionais, proporcionando a oportunidade de aprender expressões relacionadas à empatia e compreensão.
  2. Conversas escolares: As interações entre os personagens na escola proporcionam um contexto autêntico para praticar diálogos comuns em ambientes educacionais.
  3. Sotaques variados: Como o filme inclui personagens de diferentes origens e idades, pode-se observar uma variedade de sotaques e estilos de fala, o que é benéfico para o desenvolvimento da compreensão auditiva.
  4. Vocabulário inclusivo: Dada a temática centrada na aceitação, o filme apresenta um vocabulário relacionado à inclusão e diversidade.

Her

“We are only here briefly, and in this moment I want to allow myself joy.” Amy
Tradução: Estamos aqui apenas brevemente, e neste momento eu quero me permitir alegria.

“Her” (2013), dirigido por Spike Jonze, é uma ficção científica romântica que se passa em um futuro próximo. A trama segue Theodore Twombly, um escritor solitário, que se apaixona por um sistema operacional de inteligência artificial chamado Samantha. A história explora temas de solidão, conexão humana e a natureza da inteligência emocional.

O filme ajudará a aprender inglês pelo seu diálogo contemporâneo, sofisticado e reflexivo. A narrativa desafia a perspectiva sobre relacionamentos e tecnologia, proporcionando uma rica experiência linguística.

Pontos-chave:

  1. Uso de tecnologia: Dada a premissa centrada na inteligência artificial, o filme apresenta terminologia técnica e discussões sobre o papel da tecnologia na sociedade, úteis para expandir vocabulário temático.
  2. Sotaque de Joaquin Phoenix: Observar o sotaque e a entonação de Joaquin Phoenix, o protagonista, pode ser benéfico para entender variações no inglês falado.
  3. Reflexões filosóficas: “Her” envolve diálogos filosóficos, permitindo uma exploração de expressões mais profundas e complexas.

Abe

“Some kids like cars, expensive clothes, selfies, money… I found out I enjoy food.” Abe
Tradução: Alguns jovens gostam de carros, roupas caras, selfies, dinheiro… Eu descobri que gosto de comida.

“Abe” é um filme de drama e comédia dirigido por Fernando Grostein Andrade. A história segue Abe, um jovem de origens multiculturais, que tenta unir sua família dividida e superar as diferenças culturais através de sua paixão pela culinária. Ele decide organizar um jantar para unir os sabores e tradições de suas raízes israelenses e palestinas.

O longa-metragem vai te ajudar a aprender inglês devido ao seu foco em temas universais de identidade, família e diversidade cultural. A narrativa envolvente e os diálogos proporcionam um contexto autêntico para melhorar as habilidades linguísticas.

Pontos-chave

  1. Jargão culinário: Com tema central focado na culinária, o filme inclui jargão específico relacionado, proporcionando uma oportunidade para aprender vocabulário especializado.
  2. Expressões multiculturais: Com personagens de origens diversas, o filme oferece exposição a diferentes sotaques, expressões e modos de fala, contribuindo para a compreensão de variedades linguísticas.
  3. Situacional e cotidiano: As interações familiares e a dinâmica cotidiana proporcionam um contexto realista para aprender expressões e frases que podem ser aplicadas em situações do dia a dia.

The King’s Speech

“For we are called to meet the challenge of a principle which, if it were to prevail, would be fatal to any civilized order in the world. Such a principle stripped of all disguise, is surely the mere primitive doctrine that might is right.” King George VI

Tradução: Pois somos chamados a enfrentar o desafio de um princípio que, se prevalecesse, seria fatal para qualquer ordem civilizada no mundo. Tal princípio, despojado de todo disfarce, é certamente a mera doutrina primitiva de que o poder é certo.

“The King’s Speech” (2010) é um drama histórico que narra a história verídica do Rei George VI do Reino Unido, que, após a abdicação de seu irmão, luta contra a gagueira com a ajuda de um terapeuta de fala não convencional. O filme aborda a amizade entre o rei e seu terapeuta, Lionel Logue, durante os tumultuosos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial.

Este filme é uma excelente escolha para aprimorar o inglês devido ao seu contexto histórico, diálogos e ênfase na pronúncia clara. Além disso, a relação entre os personagens principais oferece uma oportunidade única para explorar a linguagem emocional e formal.

 

Pontos-chave

  1. Formalidade na linguagem: Dada a natureza da realeza, o filme apresenta diálogos formais, oferecendo uma exposição valiosa à linguagem formal.
  2. Gagueira e Terapia de Fala: A trama envolve a superação da gagueira do rei por meio da terapia de fala, proporcionando uma compreensão mais profunda do vocabulário relacionado à comunicação e expressão.
  3. Sotaques britânicos: O filme inclui uma variedade de sotaques britânicos autênticos, o que pode ajudar a melhorar a compreensão de diferentes formas de fala no inglês britânico.
  4. Expressões de época: Dado o período histórico, “The King’s Speech” apresenta expressões e vocabulário característicos da década de 1930, proporcionando uma exposição única a termos da época.

The Social Network (2010)

“This is the problem with getting attached to someone. When they leave you, you just feel lost.” Mark Zuckerberg

Tradução: Esse é o problema de se apegar a alguém. Quando eles vão embora, você se sente perdido.

“The Social Network” é um drama biográfico que narra a fundação da rede social Facebook. O filme, dirigido por David Fincher, segue Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, desde os dias de estudante em Harvard até os problemas judiciais decorrentes da criação da plataforma.

Este filme é uma excelente escolha devido ao seu diálogo rápido, moderno e repleto de jargões tecnológicos e empresariais. A narrativa envolvente oferece uma visão fascinante do mundo da tecnologia e do empreendedorismo.

Pontos-chave

  1. Linguagem empresarial: O filme apresenta uma linguagem empresarial contemporânea, com termos relacionados a startups, empreendedorismo e negociações.
  2. Conversas rápidas: Os diálogos rápidos e inteligentes oferecem uma oportunidade de aprimorar a compreensão auditiva, especialmente em situações de negócios e discussões acadêmicas.
  3. Expressões informais: “The Social Network” inclui expressões informais e gírias, refletindo a linguagem cotidiana dos jovens em ambientes acadêmicos e empresariais.

Assistir filmes legendados em inglês é uma excelente maneira de iniciar sua jornada de familiarização com expressões, sotaques e vocabulário. E mais: em pouco tempo, você estará mais preparado para o próximo passo: assistir sem legendas.

Desafie-se a viver a experiência de assistir filmes sem legendas para aprimorar suas habilidades de escuta, potencializando sua compreensão auditiva e ajudando-o a acostumar-se com diferentes tons de voz, ritmos de fala e entonações.