Aumento de vocabulário, análise crítica e agilidade de raciocínio são alguns dos benefícios da leitura

 

“Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então”. Essa é uma das muitas frases conhecidas do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, e representa o que um livro pode fazer na vida de uma criança ou adolescente. Aproveitamos a citação para lembrar que amanhã é o Dia Nacional do Livro Infantil e ressaltar a importância de introduzir o hábito da leitura desde os primeiros anos de idade.

O contato com os livros desperta a curiosidade, incentiva a criatividade e os benefícios dessas atividades podem ser verificados ao longo do tempo. É notório que, quando o contato com a literatura acontece desde cedo, o vocabulário dos pequenos se torna maior. Há ainda melhoria na escrita e na capacidade de concentração, além de ampliar a visão do mundo.

Mesmo com tantos benefícios, é preciso ter cuidado para escolher livros que sejam apropriados para cada idade. A partir dos 9 anos os clássicos da literatura mundial já podem ser apresentados, inclusive em inglês, se a criança já estiver em um nível intermediário do idioma.

Para auxiliar na escolha das obras, elencamos cinco obras clássicas que são essenciais na biblioteca de toda criança:

 

  • Alice in Wonderland, de Lewis Carroll

O clássico de 1865 conta a história de uma menina chamada Alice, que está sempre à frente do seu tempo e cai na toca de um coelho. Ela vive uma grande aventura cheia de reflexões na companhia de criaturas peculiares.

 

  • The Wonderful Wizard of Oz, de L. Frank Baum

Esta é a conhecida história de Dorothy, uma menina que não consegue se esconder de um furacão e é levada junto com seu cão, Toto, para a Terra de Oz. Lá, eles vivem histórias fantásticas, fazem amigos e precisam lidar com seus próprios medos.

 

 

  • Peter Pan, de J. M. Barrie

Essa obra que une gerações narra a trajetória de Peter Pan e dos moradores da Terra do Nunca. As aventuras que o protagonista que não quer crescer vive junto com Wendy e seus irmãos, Sininho, os meninos perdidos, Capitão Gancho e os piratas é imperdível.

 

  • The Jungle Book, de Rudyard Kipling

O livro foi publicado originalmente em 1894 e conta a história de Mogli, um menino criado por lobos e que vive em constante conflito com o tigre Shere Khan. O felino, por ter sido ferido por humanos, vê em Mogli uma potencial ameaça.

 

  •  The Voyages of Doctor Dolittle, de Hugh Lofting

A Viagem do Dr. Dolittle faz parte de uma série de livros infantis que contam a história de um veterinário que fica famoso no mundo inteiro por ter a capacidade de conversar com diversos animais.