A hora certa de iniciar o inglês para crianças é uma dúvida muito comum entre os pais, pois mesmo que o conhecimento de um novo idioma seja algo extremamente agregador, ainda existem certas dúvidas sobre a real eficácia de se começar tão cedo. 

Por isso, separamos um conjunto de concepções equivocadas nesse tema, desmistificando algumas questões e mostrando como o aprendizado do inglês deve começar o quanto antes.

 

1 – O inglês para crianças é precipitado, pois elas vão esquecer

Mito. Quanto antes se iniciar o encorajamento ao aprendizado de uma nova língua para as crianças, melhor. Isso porque no início da vida elas ainda estão recebendo muitos inputs linguísticos. 

Seja pelo que leem ou escutam, a capacidade de se comunicar ainda está em pleno desenvolvimento. Logo, a aquisição de idiomas nesta fase fica mais fácil e natural.

Embora exista um consenso sobre a tendência de ir se perdendo o que se exercita menos, no aprendizado do inglês para crianças é diferente. Elas irão internalizar esse conhecimento de modo muito mais duradouro, facilitando o processo de aperfeiçoamento durante a vida adulta. 

 

2 – A criança vai trocar os idiomas

Mito. Se habituando com as situações de uso do idioma, as crianças vão aprendendo a diferenciá-los. Elas irão entender quando alguém está se comunicando em um ou outro idioma, e responder a esse ambiente.

Por essa razão, se em alguma ocasião ocorrer a troca, não é um mau sinal. Até em adultos pode haver algo parecido. Quanto mais natural for a utilização da língua, melhor. 

Essa pode ser uma das preocupações mais frequentes sobre o inglês para crianças, mas uma eventual mistura de idiomas pode ser apenas uma fase do aprendizado. 

 

3 – O estudo de inglês para crianças interfere no aprendizado do português

Mito. Na verdade pode até ajudar, porque desenvolve os conhecimentos linguísticos e as competências de linguagem.

O estudo de inglês vai fortalecer essas habilidades e ajudá-la em sua compreensão de mundo. Mesmo que os idiomas sejam diferentes, trabalhar esse desenvolvimento é benéfico para o aprendizado da criança como um todo.

 

4 – Introduzir o ensino de inglês na vida da criança pode sobrecarregá-la

Mito. Estudar inglês pode ser uma experiência até lúdica, especialmente se os métodos de ensino incluírem músicas, atividades recreativas, vídeos e desenhos, tornando o aprendizado um momento divertido e descontraído.

A ideia aqui não é cobrá-la, mas, sim, proporcionar aprendizado natural. 

Contudo é muito importante que a metodologia empregada nesse ensino seja própria para a faixa etária delas.

 

5 – A criança não vai conseguir aprender bem se não sair do país

Mito. O aprendizado e sua melhoria depende do contato com a língua inglesa no cotidiano. Obviamente, é muito mais fácil ampliar esse contato em uma experiência de intercâmbio; porém, a experiência de aprender bem não se restringe à ela.

Proporcionar vivências, contato rico com a língua e diversificar fontes de informação e métodos são ações que têm o potencial de reforçar isso de forma similar.

Ouvir vídeos sem legenda, escolher músicas e inserir comandos em inglês no dia a dia da criança contribuem para a prática. O importante é estimular esse contato frequente.

É possível também incentivar o interesse pelo idioma por meio de jogos, que desafiam divertidamente as crianças e provocam uma imersão no idioma de maneira mais fluida.

 

6 – Aprender inglês atrasa a fala em português

Mito. Assim como não interfere no aprendizado de português, ensinar inglês para crianças não atrasa a fala em português.

A criança bilíngue aprende com muito mais facilidade e tem como absorver mais conteúdos. Além disso, crescer estando mais familiarizada com o inglês vai favorecê-la, e a criança poderá ter um entendimento ainda melhor da língua portuguesa

 

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