Entrar em uma faculdade nos EUA é o sonho de muitos jovens. Porém, várias pessoas têm receio de investir na realização deste projeto, pois consideram muito difícil realizar as aplicações corretamente ou têm receios de não conseguir passar em todos os processos.

A boa notícia é que persistência e preparos adequados podem ajudar a tornar esse sonho mais próximo! A Cultura Inglesa compilou uma série de dicas para te auxiliar nessa tarefa de ser aceito! 

Que tal conferir dicas para se preparar para uma faculdade nos EUA e aprimorar seu inglês para essa finalidade?

 

Como entrar em uma faculdade nos EUA?

1 – Mantenha o equilíbrio nas notas

Isso mesmo! Se você pretende entrar em uma faculdade nos EUA, é bom ir cuidando de sua trajetória desde cedo.

Procure manter o equilíbrio nas notas da escola, no ensino médio. Se você ainda está matriculado nele, então é hora de caprichar. Procure tirar notas boas e preferencialmente altas nas matérias mais básicas, como português e matemática, e também nas demais.

Se já tiver passado por essa fase, vá atrás do seu histórico, pois nem todos pegam ele na escola assim que acabam o curso. Se esse for o seu caso, ligue para o local onde estudou ou vá até a secretaria e solicite o documento.

 

2 – Selecione as faculdades que prefere

Em seguida, é hora de começar a entender as regras de cada instituição. Para isso, primeiro você precisa selecionar as faculdades pelas quais tem preferência.

Entre na internet, pesquise os sites das universidades, veja os departamentos e os cursos oferecidos. Também analise a localização, para que consiga se planejar financeiramente e em questões de hospedagem futuramente.

Veja como é o processo seletivo de cada uma, estabeleça ordem de preferência e conheça as instruções para candidatos.

 

3 – Faça o teste de proficiência

Depois, tenha em mente que entrar em uma faculdade nos EUA requer que você tenha um bom domínio da língua inglesa.

Uma forma de comprovar isso é fazer o teste IELTS ou Cambridge, que oferece a possibilidade de fazer a prova de proficiência em diversos níveis. O CAE (C1 Advanced – Certificate of Advanced English), por exemplo, é uma certificação de nível avançado, geralmente procurada por faculdades. 

Mas além dela há a FCE (First Certificate in English) e CPE (C2 Proficiency). Você pode ir fazendo as provas por níveis para adquirir confiança.

 

4 – Prepare-se para o SAT (Scholastic Assessment Test)

Outro ponto fundamental é certificar seu preparo em relação às disciplinas do ensino fundamental e médio. Isso significa comprovar que você efetivamente tem todo o preparo básico para o ensino superior lá fora.

Nesse sentido, o SAT (Scholastic Assessment Test) é um teste de aptidão. Ele é muito parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio quanto à forma como é aceito pelas universidades como se fosse até um vestibular. 

Feito no Brasil,  a inscrição é realizada no site do College Board. Por lá consta a relação de endereços de aplicação.

 

5 – Providencie documentação traduzida para o inglês

Reúna todos os documentos de que irá precisar, como o seu histórico, e traduza para o inglês. Tenha o cuidado de fazer uma boa tradução.

Se você sentir dificuldade, solicite ajuda de um profissional tradutor ou submeta-os a uma revisão.

 

6 – Demonstre seu entusiasmo e vontade 

Por último, não se esqueça de demonstrar todo o seu entusiasmo na hora de entrar em uma faculdade nos EUA. Isso porque é provável que você passe por entrevistas e tenha que explicar as motivações que tem para estudar fora.

Nesse momento, é importante também que você tenha referências e até cartas de recomendações, também traduzidas para o inglês, que falem de seus projetos e suas competências como aluno.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a Cultura Inglesa, que realiza preparação para o teste de Cambridge e aplica os exames para começar a se preparar desde já!