É de praxe que os currículos em inglês para vagas ou cursos no exterior venham acompanhados de uma carta de apresentação em inglês. Ela é lida antes mesmo do currículo, por isso é importante que ela seja bem escrita e cause uma boa impressão.

Você precisa escrever uma carta de apresentação em inglês para algum curso, intercâmbio ou vaga de emprego no exterior? Confira nossas dicas sobre a estrutura, conteúdo e melhores expressões para cada parte da carta:

Como escrever uma carta de apresentação em inglês? 

A carta de apresentação em inglês é uma oportunidade para destacar suas qualidades profissionais e, se bem escrita, é capaz de abrir portas para você. Mas se você cometer erros neste tipo de situação, tenha certeza de que vai causar má impressão. 

Dicas e expressões para a abertura da carta

A carta de apresentação em inglês deve ser iniciada com uma saudação ao recrutador. Você deve sempre chamar a pessoa pelo seu sobrenome. Caso não saiba o sobrenome, use expressões como “Dear Hiring Manager”, que significa “prezado recrutador” em português. Ou, ainda, use “Dear Sir/Madam”

Dicas e expressões para o corpo da carta

Logo no primeiro parágrafo informe para qual vaga você está se candidatando. Caso você esteja sendo indicado por alguém, é nesse momento que você pode dar essa informação e atrair a atenção do recrutador. 

A carta será lida antes do currículo, por isso deve ser breve e não deve ser repetitiva. Demonstre porque você é um bom candidato para a vaga e explique pontos que não estejam tão claros no seu currículo. Além disso, conte sobre suas experiências. 

Por exemplo: I am an experienced Event Organizer with over 5 years experience. 

Dicas e expressões para a finalização da carta

Demonstre ao recrutador que você tem interesse em explicar melhor suas qualificações e não se esqueça de colocar os seus contatos. Além, claro, de agradecer pela oportunidade. Aproveite também para colocar a sua disponibilidade para a entrevista e reforçar que você é o candidato ideal para a vaga.

Para a finalização da carta, use expressões como “best regards” ou “kind regards”, que podem ser traduzidas como “atenciosamente”. Depois coloque o seu nome completo e assine.

Cuidados gerais para não errar! 

A carta de apresentação em inglês, quando bem escrita, aumenta as chances de novas oportunidades no mercado de trabalho e de estudo. Mas, se você cometer erros neste tipo de situação, muito provavelmente causará uma má impressão. 

Por isso, preste muita atenção para não cometer erros e releia várias vezes o seu conteúdo. Além disso, as informações contidas na carta devem ser verdadeiras. Jamais minta ou distorça informações sobre suas experiências e conhecimentos ao se candidatar a uma vaga de emprego. 

A língua inglesa é importante para a construção de uma carreira. Para quem tem pretensões de trabalhar ou estudar no exterior, assim como para quem quer trabalhar em grandes empresas aqui no Brasil, o conhecimento do inglês é primordial.

Saiba mais sobre como a Cultura Inglesa pode ajudá-lo nessa evolução profissional através do idioma.