Hoje em dia existem muitas profissões que exigem o inglês fluente como requisito. São vagas que oferecem os melhores salários do mercado de trabalho. Tanto que o salário pode ser 70% maior para colaboradores fluentes em inglês

Então, se você está pensando em matricular seu filho em uma escola de inglês, saiba que a fluência no idioma mais falado do mundo será um diferencial em sua vida profissional.

Pensando nisso, separamos 7 exemplos de profissões que precisam de pessoas que falam inglês. Confira!

O mercado de trabalho para profissões que exigem inglês

1. TI e tecnologia

A Tecnologia da Informação é uma das áreas que mais exige atualização constante. Estima-se que mudanças significativas no setor ocorram em ciclos de 6 a 8 meses.

Desse modo, é necessário saber inglês, porque o conhecimento sobre as inovações é todo nesta linguagem; também considerando que o período em que as mudanças ocorrem é tão curto que não há tempo para traduzir os conteúdos.

Mas existe um motivo ainda mais forte para a exigência: os softwares e códigos de programação que os profissionais utilizam em seu dia a dia são majoritariamente em inglês.

2. Comércio Exterior

O profissional de Comércio Exterior está como uma das profissões que exigem inglês, pois ela realiza atividades relacionadas à exportação e importação de produtos e insumos. 

Então, ela lida diariamente com pessoas de outros países. Desse modo, não há como trabalhar nesta área sem falar o idioma mais falado do mundo. 

Afinal, o inglês costuma ser a língua franca para as negociações entre pessoas de diferentes países. 

3. Mídias Digitais e Marketing

Mesmo trabalhando no Brasil, os profissionais dessa área precisam do inglês para acompanhar as tendências da profissão.

Isso porque as novidades aparecem primeiro nos países sede das grandes empresas fornecedoras das ferramentas do Marketing, como o Google, Facebook, Instagram, YouTube, etc.

4. Área acadêmica

Na área acadêmica o inglês é uma exigência para participar de seleções de mestrado e doutorado. 

Além disso, as produções acadêmicas de relevância internacional são nessa linguagem. Mesmo que o pesquisador publique um artigo em seu próprio idioma, ele deverá escrever um resumo de seu trabalho em inglês.

Sem falar, é claro, das oportunidades de intercâmbio acadêmico que exigem que o profissional tenha um certificado de proficiência no idioma.

5. Turismo e Hotelaria

O Brasil recebe milhões de turistas estrangeiros todos os anos. Com a pandemia, naturalmente, as visitas diminuíram.

No entanto, a Indústria do Turismo já dá sinais de recuperação e tem expectativas de retornar ao mesmo nível que estava antes da Covid-19, já em 2022.

Portanto, turismo e hotelaria estão como uma das áreas que exigem inglês, sendo essencial para quem deseja trabalhar neste setor. 

6. Jornalismo e comunicação

O jornalista é um profissional que precisa acompanhar o que está acontecendo no mundo. Por isso, é fundamental que ele saiba outros idiomas para consumir as notícias da mídia internacional.

A fluência em uma nova língua também permite que ele trabalhe como correspondente internacional e se destaque no seu mercado.

7. Engenharias

Em contraste com os exemplos anteriores, que são profissões que exigem inglês como um requisito para tornar o trabalho possível, nas engenharias a fluência no idioma é um diferencial.

Isso porque não existem muitos profissionais bilíngues nesta área. Então, ter esse conhecimento pode abrir oportunidades para trabalhar em empresas multinacionais, por exemplo.

Invista no futuro

Como você viu, são muitas as oportunidades para pessoas que falam inglês fluentemente. Por isso, vale a pena incentivar o seu filho a fazer um curso de inglês o quanto antes para que ele ocupe uma dessas vagas.

Nos cursos da Cultura Inglesa o estudante desenvolve todas as habilidades para falar o idioma. E ele também aprende sobre cultura, literatura, cinema e música.

Existem também os cursos preparatórios para exames de proficiência como o IELTS e o Cambridge Assessment English, que são exigidos em intercâmbios e vagas de emprego.

Não deixe para depois, agora que você viu as profissões que exigem inglês, invista no futuro do seu filho matriculando-o em um dos cursos da Cultura Inglesa!