Fazer intercâmbio para um outro país é uma daquelas experiências que ficam pra sempre na memória. A descoberta de um novo lugar, com outros costumes, clima, idioma, aromas e paisagens traz  emoções únicas, capazes de gravar esta experiência – e o aprendizado da língua inglesa – com muito mais intensidade.

É por isso que já é tradição na Cultura Inglesa promover intercâmbios entre seus alunos para destinos como Inglaterra e diversos outros países de língua inglesa.

São  diversas viagens por ano para durante as férias escolares, no inverno e no verão, realizadas em parceria com a VR Intercâmbios.

“Além do aprimoramento na língua inglesa, o intercâmbio permite um enriquecimento pessoal enorme, já que a pessoa sai da sua zona de conforto e vai conhecer outra realidade”, diz Viviane da VR, agência turística especializada em intercâmbios.

Aproveitamos toda a expertise acumulada da Cultura Inglesa, da VR e de quem já passou por essa imersão, e listamos 4 perguntas que você, pai e mãe, deve se fazer antes de proporcionar esta experiência para seu filho.

  • Quem na verdade é o maior interessado no intercâmbio? 

É imprescindível que o estudante seja o principal entusiasta do intercâmbio, que ele realmente queira sair da zona de conforto, testar seus conhecimentos, conhecer lugares e pessoas diferentes. Se esse movimento vier principalmente dos pais, o estudante provavelmente não vai se engajar muito com a experiência. 

 

  • Meu filho deve ir sozinho ou acompanhado por algum membro da família?

A partir de 12 anos, o pré-adolescente poderá viajar em excursão sem a presença dos pais, o que é ótimo para promover a autonomia, a auto-gestão e a autorresponsabilidade. Mas muitos pais acabam aproveitando o intercâmbio dos filhos para também fazer um curso fora, fazer aulas de inglês ou simplesmente para turistar. Neste caso, é importante que o estudante siga a programação prévia dos organizadores do intercâmbio e, quando possível, compartilhar momentos e passeios juntos.

 

  • Meu filho tem maturidade para esta experiência?

É preciso levar em consideração se o estudante tem autonomia suficiente para estar dias longe de casa, se consegue cuidar de suas coisas pessoais, como roupas e remédio, se for o caso. Muitos pais têm receio de mandar os filhos que são muito tímidos, porém, a viagem em grupo é justamente uma boa oportunidade para socialização.

 

  • Como meu filho pode aproveitar ao máximo esta experiência?

Uma viagem de intercâmbio é um investimento importante na educação do seu filho, que pode ser determinante nos futuros passos que ele dará na vida acadêmica e profissional. Mas para que esse investimento seja bem aproveitado, é fundamental que ele participe ativamente de todas as atividades propostas no plano de viagem, e que coloque em prática tudo aquilo que já aprendeu em sala de aula. Estimule ele a aproveitar todas as oportunidades para interagir com pessoas de diferentes nacionalidades, culturas, raças e religiões, tanto em sala de aula, como nas refeições e durante os passeios. Esse é o melhor jeito dele entender que a realidade em que vive não é única, e que lá fora existem milhões de possibilidades. E é tendo essa postura aberta que o estudante poderá fazer amizades que duram por toda vida.

 

Próxima parada, Inglaterra!

Repetindo o sucesso da experiência do ano passado, agora em 2023 a Cultura Inglesa, em parceria com a VR Intercâmbios, vai levar um grupo de intercambistas para Cambridge, na Inglaterra, cidade mundialmente conhecida pela excelência de sua universidade. Serão duas semanas de aulas de inglês combinadas com passeios e atividades, onde os intercambistas terão contato com estudantes de diferentes países. “Nas viagens para adolescentes, procuramos incluir quase tudo para que os estudantes não tenham com que se preocupar: passeios, hospedagem, refeições, etc. Já para os adultos, deixamos sempre a opção de passeios em aberto, pois cada um gosta de definir seus interesses”, diz Viviane, da VR. Interessados devem procurar pela unidade da Cultura Inglesa mais próxima ou entrar em contato diretamente com a VR Intercâmbio: (41) 99972-0635 (Viviane) e (41) 99149-2211 (Cristiane).