Estudar no exterior é um sonho para muitas crianças. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde o domínio do inglês se torna fundamental e a comunicação transcende fronteiras, essa aspiração é mais  que justificada. Os pais visam pelo crescimento e desenvolvimento pleno de seus filhos, desejando que eles tenham todas as oportunidades ao alcance. É por isso que prepará-los para uma experiência de estudos no exterior se torna uma responsabilidade essencial.

Por que o inglês é fundamental?

Estudar inglês é considerado fundamental para muitos aspectos da vida, pois se trata de um idioma usado como segunda língua em todo o mundo. Ele também oferece muitos acessos ao conhecimento, livros, pesquisas acadêmicas e uma infinidade de recursos educacionais que só estão disponíveis em inglês. Além de ampliar as suas fontes de estudos, o idioma ajuda você a se conectar e se comunicar com pessoas de diferentes culturas.

Benefícios de estudar no exterior

Você sabia que o mercado de educação no exterior se consolidou e cresceu 18% pós-pandemia? Isso porque muitas pessoas desejam expandir seus horizontes culturais e ganhar, muito mais do que base acadêmica, um crescimento pessoal.

Afinal, ao estudar num país estrangeiro você entra em uma imersão completa do idioma, pois além de aprender o inglês, você também vivencia a cultura e tradições pessoalmente. 

O papel dos pais na preparação

Os pais possuem  um importante papel  na preparação de seus filhos para essa aventura. Incentivá-los a estudar inglês para realizar um intercâmbio de idiomas pode ser mais fácil do que se imagina, veja algumas dicas:

  • Noite do Cinema: reunir a família para assistir filmes em inglês e treinar o listening.
  • Karaokê: além de ser divertido ter a família reunida, você treina o seu speaking. 
  • Livros de presente: compre aquele livro que seu filho quer, mas em inglês, e ajude ele a treinar o reading.
  • Cursos de qualidade: matricule seu filho em um espaço que esteja apto para preparar seu filho para estudar no exterior, como a Cultura Inglesa.

Idade adequada para começar a aprender inglês

Afinal, qual seria a idade ideal para começar a estudar inglês? 

Quanto mais cedo melhor

Ao expor as crianças ao idioma desde cedo, você está estimulando elas a compreender pequenas coisas em inglês. Uma ótima maneira é inserir atividades lúdicas no cotidiano dessa criança, alguns exemplos são:

  • Pintura;
  • Leitura;
  • Jogo de tabuleiro;
  • Flashcards.

Veja mais em: 5 Atividades complementares para crianças

Pesquisar a instituição de ensino no exterior

Decidir onde seu filho vai estudar no exterior é muito importante, hoje em dia existem muitas opções de universidades e escolas para escolher. Por isso, é importante levar em consideração os programas de intercâmbio e bolsas de estudo de cada lugar. Para isso, uma boa pesquisa é indispensável, e planejar todos os detalhes irá ajudar na hora da tomada de decisão.

Dica: Conheça 5 Universidades internacionais que aceitam brasileiros

Apoiando emocionalmente seus filhos

Outro suporte muito importante que você precisa oferecer ao seu filho é o apoio emocional durante a preparação e estadia no exterior, afinal ele vai estar passando por uma experiência única e ter o seu suporte fará toda a diferença. Veja algumas ações que você pode fazer para ajudá-lo:

  • Videochamada: sempre que possível, ligar para saber como estão as coisas por lá.
  • Mensagens: deixe lembretes do quanto ele é amado, e encoraje-o para essa aventura que ele está enfrentando.
  • Atualizações: continue atualizando seu filho sobre como estão as coisas no Brasil, como está a família, o pet, os amigos dele.

Estudar no exterior tem suas vantagens, e a Cultura Inglesa está aqui para ajudar você em todos os processos, para saber mais sobre esse assunto, temos outros conteúdos que você pode estar acessando, confira aqui.