Monumentos históricos são iluminados de rosa para lembrar a data

O mês de Outubro possui um significado especial em todo o mundo. Durante os 30 dias são lembradas as ações de controle e prevenção ao câncer de mama, que movimenta a sociedade, poder governamental e empresas.

A cor rosa, que faz referência ao Outubro Rosa, remete ao laço que é utilizado para identificar as atividades realizadas.  O movimento começou nos Estados Unidos em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Antes disso, as ações ocorriam de forma isoladas em vários estados americanos.

O primeiro registro no Brasil de ações que remetem a campanha aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Em 2008 o movimento cresceu de forma significativa alcançando a maioria das cidades brasileiras.

Geralmente, monumentos ao redor do mundo são iluminados para marcar a data. Em 2019, o Palácio de Buckingham e outros locais como as torres de Londres, o British Telecom, 42 e Heron, o edifício Blue Fin, a Casa de Somerset, o navio-museu HMS Belfast e a Coluna de Nelson, também foram iluminados de rosa.

Na Cultura Inglesa Curitiba, também são realizadas ações. Todas as semanas, serão enviados lembretes para que os colaboradores busquem manter sua rotina de exames, além do Dia do Rosa.

Dados do Instituto Nacional do Câncer, mostram que a estimativa dos casos de câncer de mama no Brasil é de 66.280 novos casos em 2020, o que representa uma elevação dos casos nos últimos anos.

Quando descoberto em um estágio inicial as chances de cura desse tipo de câncer, chega a 95%. Os primeiros sintomas da doença podem ser percebidos em sua fase inicial, quando podem aparecer nódulos indolores nos seios, pele avermelhada com aspecto de casca de laranja, pequenos nódulos no pescoço ou axilas, além de saída de liquido anormal pelos mamilos.

Porém, antes mesmo de apresentar sintomas, é recomendado que as mulheres frequentem o médico ao menos uma vez ao ano para a realização de exames preventivos.

É importante ressaltar que o câncer de mama pode também acometer os homens, neste caso, os números são menores, representando 1% dos casos. Em 2020, a estimativa é de que 189 homens sejam diagnosticados.

O câncer de mama pode ser prevenido em sua grade maioria, na adoção de hábitos de vida saudáveis. Confira algumas dicas:

  • Mantenha uma rotina de visitas ao seu médico de confiança;
  • Pratique atividades físicas;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Evitar o consumo de bebida alcóolica;
  • Se possível, amamentar;
  • Manter o peso corporal adequado;