O aprendizado de um novo idioma se torna mais natural quando a pessoa consegue colocá-lo em prática. Pensando nisso, um intercâmbio para adolescentes é uma oportunidade única para o seu filho!

Portanto, durante a viagem, ele vai estar imerso no contexto em que a língua é falada. Sendo assim, sua compreensão sobre as nuances da linguagem será muito maior. Principalmente se o aluno já estiver participando de um curso.

Dessa forma, o idioma deixa de ser apenas um conteúdo, mas sim um instrumento para:

  • acessar uma cultura diferente;
  • consumir informações de seu interesse;
  • se orientar no país de destino.

Então, se você pensa em oferecer as condições para que seu filho tenha essa experiência, continue a leitura deste texto e conheça os diferentes tipos de intercâmbio para adolescentes!

Benefícios do intercâmbio na adolescência

Os benefícios de realizar esse processo não se limitam às habilidades linguísticas que esta experiência proporciona, como:

  • dominar a língua de forma mais rápida;
  • aprender a pronúncia correta das palavras com falantes nativos;
  • começar a pensar em outro idioma.

Além desses pontos, essa viagem também ajuda a formar uma visão de mundo mais ampla. Pois o contato com outras culturas evidencia a diversidade dos seres humanos.

Assim, fica mais fácil entender e conviver com as diferenças dos outros para viver em sociedade de forma harmônica.

Inclusive, esse é um dos motivos que levam os recrutadores das empresas a valorizarem os candidatos que passaram algum tempo fora do país. 

Portanto, o intercâmbio representará um grande diferencial para o currículo do seu filho já na adolescência, ajudando-o a conquistar as melhores posições no mercado de trabalho.

3 tipos de intercâmbio para adolescentes

1. High School

O High School equivale ao nosso ensino médio. Então, nesta modalidade, o adolescente cursa todo ou parte do ensino médio em outro país.

Além disso, dependendo do programa de intercâmbio, o aluno pode ficar hospedado na casa de uma família nativa ou em uma residência estudantil.

2. Summer Schools

Outra opção de intercâmbio de inglês para adolescentes são as Summer Schools (escolas de verão). Este tipo de curso possui uma duração menor, com até 3 semanas e durante as férias.

Assim, o aluno estuda o idioma, faz passeios pela cidade e fica hospedado em alojamentos da própria escola ou universidade.

3. Cursos de idiomas

O intercâmbio de curso de idiomas de curta duração pode ser realizado em parceria com uma escola de idiomas que funciona no Brasil.

Portanto, você pode inscrever seu filho no programa de intercâmbio com a ajuda da escola onde ele já estuda.

Em geral, esta modalidade oferece acomodação, refeições diárias e, é claro, as aulas de inglês de acordo com o nível de proficiência do aluno.

Cultura Inglesa vai com seu filho!

Quer ver seu filho conquistar novos horizontes? Converse com um de nossos especialistas para encontrar o melhor programa de intercâmbio para o seu filho.

Além disso, a Cultura Inglesa, em parceria com a VR Intercâmbios, possui diversos programas para levar seu filho para países como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

Clique aqui para baixar o nosso catálogo de intercâmbios e descubra como funciona cada um deles!