Para alcançar a proficiência em uma língua estrangeira, é preciso que o aluno se dedique, tenha foco e, principalmente, crie uma rotina para seus estudos, destinando de duas a três horas por dia para o aprendizado.

Além da dedicação, é necessário treinar a nova língua e exercitá-la ao longo dos dias. Não existe fórmula mágica, mas é preciso que esses e outros costumes sejam adotados para alcançar o sucesso.

As aulas presenciais continuam sendo mais produtivas devido a interatividade do aluno com o professor e também do aluno com outros alunos. A qualidade do material didático também é fundamental e, claro, a possibilidade de tirar dúvidas com professores verdadeiramente capacitados no momento em que está absorvendo o conteúdo passado é muito importante.

Entretanto, com o advento das novas tecnologias, as opções para o exercício do inglês se popularizaram entre os jovens. Nos dias atuais, são inúmeros os aplicativos que prometem o êxito do aprendizado. Porém, ainda não há nada melhor do que a tradicional aula em uma boa escola e um excelente professor.

Os aplicativos não podem e não devem ser desprezados neste novo mundo tecnológico. Eles podem, sim, atuar como aliados e servem como um material de apoio para os alunos, já que somente no Brasil são mais de 420 milhões de aparelhos digitais ativos, de acordo com Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Um exemplo que ganha destaque é a Cultura Inglesa, onde, em todas as unidades da rede, o aluno terá a conversão do conteúdo off e on line, aliando a credibilidade da marca com as novas tendências do mercado tecnológico. Desta forma, a escola e professores passam por constantes atualizações. Exemplo disso, é a inclusão do perfil da escola no Linkedin, rede social com mais de 35 milhões de pessoas ativas no Brasil. Outras ações também já foram realizadas, como a estruturação de nova marca, abertura de novas unidades, adaptação de novos conteúdos e tantas outras mudanças necessárias neste novo momento.