A proficiência em inglês sempre foi um diferencial na procura por empregos, independente da área de atuação ou empresa. Cada vez mais recorrente em termos e processos, o idioma é a porta de entrada para quem deseja trabalhar em multinacional.

Além disso, a fluência na língua oficial das negociações internacionais é requisito básico para atuar no exterior e progredir na carreira. Com o inglês, não aumentam só as vagas disponíveis, como também o salário ofertado e a qualidade de vida (ainda mais com o dólar em alta).

E você? Está considerando buscar essa oportunidade? Neste post vamos oferecer algumas dicas de como estudar e manter o inglês afiado na hora de encarar esse desafio. Confira!

4 dicas para manter a prática contínua do inglês

É como diz o velho ditado: “A prática leva à perfeição”. Para evitar gafes no inglês e aprender mais, manter contato constante com o idioma é essencial. Preste atenção nas dicas a seguir:

1. Pratique o básico e faça exercícios

Praticando inglês sozinho ou não, o interesse pela gramática é desafiador e pode não ser tão atraente. Porém, estudar as regras principais e fazer exercícios faz toda a diferença, tanto na construção quanto na compreensão de frases. 

2. Consuma conteúdo em inglês

Além dos podcasts e filmes que já abordamos no blog, aposte em músicas e livros para evoluir no inglês. Isso porque consumir conteúdos originais auxilia no processo de memorização e faz com que você entenda mais sobre a pronúncia e a conversação na prática.

3. Configure seus gadgets em inglês 

Você também pode melhorar o inglês no ambiente de trabalho e no dia a dia ajustando as configurações dos dispositivos que mais usa. Parece irrelevante, mas habituar-se com vocabulários simples e úteis no celular, computador ou televisão faz toda a diferença.

4. Prepare-se para fazer exames de proficiência

Estudar e praticar é bom. Mas, acompanhar a evolução e comprová-la é parte importante para quem deseja trabalhar em multinacional. Aqui na Cultura Inglesa aplicamos testes de proficiência com reconhecimento internacional para todos os níveis, o que é uma ótima forma de entender em que fase do idioma você está e o que ainda pode ser aprimorado.

4 dicas para evitar gafes em inglês no trabalho

Habituar-se com o inglês no cotidiano é um desafio diário e quem já praticou ou pratica sabe que erros e confusões acontecem. No trabalho, uma situação simples pode gerar constrangimento e comprometer muito. Mas, calma! Nossa equipe tem 4 dicas para você! Veja:

1. Cuidado com traduções ao pé da letra

Apesar de ser um facilitador gigante, o uso do Google Tradutor ou dicionário pode confundir e transformar diálogos em gafes. Ouvir música em inglês mostra que nem sempre as traduções são exatas. Assim, para evitar constrangimentos, lembre-se de manter o estudo contínuo.

2. Preste atenção na formulação de pergunta no passado

A conjugação dos verbos é uma dúvida frequente para quem está aprendendo e utilizar o passado pode parecer complexo. Um lembrete da Cultura Inglesa: se um verbo indica o pretérito, não é necessário conjugar os demais da frase!

3. Cuidado com o plural 

Além de revisar as regras para transformar vocábulos do singular para o plural, lembre-se das exceções. Algumas palavras mudam com detalhes pequenos, como man (homem) e men (homens), e outras mesmo no plural não sofrem alteração, como news (notícia/s). 

4. Fique por dentro dos jargões usados no mercado internacional 

O grande diferencial após dominar o inglês é especializar-se cada vez mais nos termos da sua área de atuação. Por isso, se você procura entrar no mercado de trabalho internacional, procure conteúdos voltados para o seu setor e que farão parte de seu cotidiano.

Assim, você se familiariza com palavras e expressões utilizadas pelos especialistas da sua área e demonstra proficiência na hora de uma entrevista ou conversa. Resumindo: vai estar pronto(a) para a vaga! 

Quer aprender inglês de verdade e se sentir pronto(a) para o mercado de trabalho? Fale com a Cultura Inglesa e entre para nossa turma!