Em primeiro lugar, o que você deve ter em mente é que uma boa escola se preocupa com a qualidade do ensino ofertada aos seus alunos. Por isso, ela vai exigir o máximo de competência dos professores.

Afinal, para que você aprenda, uma instituição deve ter em seu quadro professores com formação adequada. Seu aprendizado não pode ficar comprometido.

Logo, se a escola não exige do seu corpo docente a qualificação necessária para lecionar, muito cuidado. Buscar conhecimento com um professor despreparado pode ser bastante prejudicial para a sua formação.

Nesse post vamos te mostrar quais são os principais critérios para a contratação de um bom professor de inglês.

Boa leitura!

Competência dos professores: prioridade das escolas de idiomas

Antes de tudo, se o que você busca é uma escola de idiomas séria, comprometida com o seu aprendizado, preste atenção na competência dos professores.

Um professor habilitado para ministrar aulas de inglês deve atender os seguintes critérios:

  • Obter um diploma de graduação em licenciatura em  Letras (Inglês); 
  • Conquistar um diploma de graduação dupla (licenciatura Português – Inglês);  
  • E então, diploma de bacharelado nas duas áreas com algum aperfeiçoamento pedagógico concluído na língua inglesa.

Então, se o profissional não se enquadra nos parâmetros acima, as chances de problemas de aprendizagem são altas. Esse cenário é comumente encontrado nas escolas públicas e privadas do Brasil. A informação é resultado de uma pesquisa feita pela British Council, instituição do Reino Unido.

De acordo com o levantamento, mais de 70% dos alunos da rede básica são lecionados por professores sem qualificação adequada. E esse déficit implica em alcançar vários objetivos.

Um deles é o crescimento profissional. Em algumas empresas, para chegar a níveis hierárquicos mais altos, o idioma é indispensável. Até mesmo para cargos intermediários, uma segunda língua está entre as competências obrigatórias para aprovação da vaga.

Sendo assim, a opção para aprender inglês de forma adequada é investir num curso de idiomas. Infelizmente, esse recurso ainda não está ao alcance da maioria dos alunos afetados.

Sinais que você deve considerar na hora de aprender inglês

Listamos três pontos que merecem  a sua atenção na hora de aprender inglês. Confira:

1- Procure instituições renomadas

Em primeiro lugar, antes de fazer a matrícula em alguma escola, dedique um tempo para pesquisar com cuidado.

Igualmente, busque por escolas renomadas, onde a competência dos professores seja favorecida e valorizada.

2 – Ouça referência de outros alunos

Conhece alguém que estude em instituições com o perfil citado anteriormente? Peça a opinião dos alunos  a respeito da escola.

Enfim, busque informações sobre a metodologia, qualidade do ensino  e material didático e, é claro, a competência dos professores.

3 – Busque experiência internacional

Se for possível, não dispense a oportunidade de uma experiência fora do país. Um intercâmbio é uma excelente opção para isso.

Caso não possa (no momento), é interessante saber se entre as competências dos professores consta vivência fora do país.

É comum ter escolas onde os professores têm experiência internacional. Essa bagagem ajuda bastante na prática e consequentemente, no compartilhamento do aprendizado.

Em conclusão, com todas essas dicas, temos certeza que você fará a melhor escolha de curso de inglês. Na Cultura Inglesa, você encontra toda a estrutura necessária para aprender inglês com qualidade e segurança.