Praticar inglês é fundamental para o aprimoramento das suas habilidades no idioma. A prática diária se revela mais eficaz do que sessões de estudo esporádicas e, ao estudar com frequência, você consegue superar de maneira mais eficaz as dificuldades que possam surgir no processo de aprendizado

Como praticar inglês no dia a dia

Para ajudar você a praticar inglês separamos algumas dicas para incluir na sua rotina de estudos do idioma. 

Estabeleça metas e mantenha a disciplina

Ao definir metas de aprendizado, você mantém sua motivação em alta. Criar um plano de estudos detalhado, onde você especifica os tópicos a serem estudados e quanto tempo dedicar a cada um, é uma abordagem eficaz para cultivar a disciplina e praticar regularmente. É muito importante avaliar o seu progresso regularmente e ir ajustando a sua estratégia conforme necessário.

Mergulhe no idioma através das mídias

Mergulhar no idioma também é uma estratégia poderosa para aprimorar suas habilidades em inglês. Isso inclui assistir a filmes, séries, documentários e ouvir música no idioma. Essa prática não apenas oferece uma exposição autêntica à língua, mas também aprimora significativamente sua compreensão auditiva. Além disso, ela é fundamental para desenvolver um conhecimento mais profundo das expressões idiomáticas.

Tenha uma leitura regular

Uma excelente maneira de praticar inglês é através da prática da leitura de livros, revistas, artigos e blogs escritos no idioma. Engajar-se nessas atividades não apenas contribui para a expansão do seu vocabulário, mas também aprimora significativamente sua habilidade de compreensão textual, permitindo uma maior familiaridade com a estrutura e o estilo da língua inglesa.

 

Vale destacar que, em consonância com nossa missão de promover o acesso à educação de qualidade, contamos com bibliotecas devidamente equipadas e acessíveis em todas as unidades de Curitiba e São José dos Pinhais. Nossos alunos têm à disposição uma rica variedade de livros abrangendo uma ampla gama de temas, possibilitando o empréstimo de obras que não apenas complementam seu aprendizado, mas também estimulam a ampliação de seus horizontes intelectuais e culturais.

 

Participe de grupos de conversação

Uma maneira empolgante e eficaz de praticar inglês é buscar parceiros de conversação ou grupos de intercâmbio linguístico. Essa abordagem oferece inúmeros benefícios, pois interagir com outras pessoas em inglês viabiliza o uso real da língua e reduz a inibição.

 

Na Cultura Inglesa, promovemos o evento “Pub Night”, uma experiência única que acontece uma vez a cada semestre. Durante essa noite especial, nossos alunos têm a oportunidade de participar de um envolvente quiz em inglês, realizado em um ambiente descontraído e amigável, criado especialmente para estimular a prática da conversação na língua inglesa. Essa iniciativa não apenas promove o aprimoramento das habilidades linguísticas, mas também proporciona um espaço acolhedor para a interação social e o fortalecimento dos laços dentro da nossa comunidade educacional.

Tenha a repetição e consistência como aliadas

Praticar inglês constantemente é super importante, mesmo que em pequenas doses diárias essa alta frequência ajuda a construir fluência ao longo do tempo. Alguns métodos que podem ajudar são:

  • Uso de flashcards, pequenos cartões que visam exercitar a sua memória. Basicamente, cada papel conta com alguma pergunta sobre o assunto estudado na frente e a resposta no verso.
  • Realização de exercícios, afinal, esta é uma das melhores formas de identificar os seus pontos fortes e os de melhoria.

Aproveite as oportunidades do cotidiano

As situações do cotidiano podem ser suas melhores aliadas na hora de praticar inglês, fazer compras online, pedir comida em inglês, colocar o idioma do seu celular em inglês ou até mesmo pensar no idioma durante todo o dia são ótimas oportunidades. 

Invista em uma orientação especializada

Uma das maiores vantagens de praticar inglês é fazê-lo por meio de uma metodologia testada e comprovada, com professores altamente qualificados. Essa abordagem não só auxilia você na identificação das suas principais dificuldades, mas também ajuda a traçar os caminhos mais eficazes para superá-las, visando alcançar a fluência desejada. 

Na Cultura Inglesa, você tem acesso a profissionais certificados e experientes, garantindo que seu aprendizado seja conduzido por especialistas comprometidos com o seu sucesso.

Avalie as suas habilidades regularmente

Por fim, uma das maneiras mais eficazes de praticar inglês é a avaliação regular. Na Cultura Inglesa, por exemplo, dedicamos especial atenção à avaliação das habilidades dos nossos alunos, realizando uma análise minuciosa de seu progresso e compartilhando essa avaliação através de um feedback detalhado, o qual é proporcionado tanto aos pais quanto aos alunos ao término de cada semestre. Isso não apenas revela seus pontos fortes e áreas de aprimoramento, mas também determina se é necessário buscar assistência adicional para acelerar o processo de aprendizado. Portanto, não subestime o valor de avaliar regularmente suas habilidades como parte integral do seu progresso no inglês.

Aqui na Cultura Inglesa você pode fazer um teste online e gratuito para avaliar como está o seu nível de inglês.

 

Quer ler mais textos como esse? Acompanhe o blog da Cultura Inglesa!