Animações em inglês podem ajudar no aprendizado de uma criança?

Sim! Aprender um novo idioma ainda durante a infância é muito importante, especialmente para ajudar nos estudos e, futuramente, alavancar a carreira profissional. Além disso, esse aprendizado também contribui imensamente para a abertura do leque cultural de uma criança.

Nesse sentido, estimular o contato com o idioma por meio das animações em inglês pode ser extremamente interessante!

Afinal, desenhos animados são uma das formas mais eficazes de otimizar o processo, além de incentivar a aprendizagem e o gosto pela língua inglesa, pois as animações lúdicas atraem a atenção da criança.

Veja a seguir indicações de 6 animações e uma breve descrição delas, assim como dicas do que é possível encontrar em cada uma para fortalecer esse aprendizado.

Animações em inglês para ver com os filhos

1 – Mickey Mouse Clubhouse

Entre as animações em inglês mais famosas está a Casa do Mickey ou Mickey Mouse Clubhouse, que traz o personagem e sua turma envolvidos em desafios animadíssimos. Para as crianças pequenas é uma excelente forma de entretenimento e de aprendizado de vocabulário. 

Como os episódios trabalham muito com criatividade e menção a ferramentas que ajudam a vencer cada desafio, é uma ótima maneira de aprender novas palavras. Fora isso, jogos, músicas, formas, números e cores fazem parte deles.

Tudo isso ajuda a criança a memorizar e a entender os significados em inglês, caso ouça a versão original.

2 – Beat Bugs

Essa animação gira em torno da missão de alguns insetinhos, além de personagens como Julia – uma criança que interage com eles. A trilha sonora é dos Beatles e interpretada por vários artistas, como Eddie Vedder, Chris Cornell e Rod Stewart, trazendo a oportunidade de aprender muitas palavras no idioma, além de trabalhar conceitos como cor, objetos e também diminutivos.

É uma excelente maneira de introduzir o inglês a crianças de até 5 anos, por exemplo.

3 – Doki

Outra opção dentre as animações em inglês disponíveis para incentivar o aprendizado das crianças é Doki. Há diversos personagens divertidos em forma de animais.

Com situações do dia a dia, traz temáticas que ajudam a criança a aprender vocabulário sobre cores, instrumentos musicais, comidas, frutas e estações do ano.

4 – Phineas and Ferb

Com aventuras de sobra, Phineas and Ferb é indicada para crianças um pouco mais velhas, com enredo sempre instigante.

Ela traz também muitos experimentos e, com isso, palavras totalmente novas, além de ter uma pronúncia mais rápida. Excelente forma de treinar o listening.

5 – Paw Patrol

Com muito dinamismo e aventura, Paw Patrol é uma animação ideal para crianças, proporcionando diversão e curiosidades. Com episódios girando em torno de “puppies”, filhotes de cachorros com habilidades específicas, o vocabulário ensina muitas expressões sobre desafios e competências.

Assim, ajuda a criança a desenvolver comandos para o dia a dia, ao mesmo tempo em que auxilia a fortalecer o entendimento de mundo, raciocínio investigativo e instruções para ação.

6 – Dora, the Explorer

Dora, a Aventureira, é um desenho leve, com falas pausadas e fácil explicação de contextos. Para a criança que está aprendendo inglês é uma boa pedida, pois também traz perguntas que incentivam a compreender a história e as ideias.

Interessante para a criança treinar, inclusive, respostas no idioma.

Gostou das dicas sobre animações em inglês para crianças? Entre em contato com a Cultura Inglesa e seu método exclusivo para a educação infantil!