Está se aproximando uma época muito especial, repleta de celebrações, tradições marcantes e, é claro, uma abundância de doces: o Halloween. Embora essa data seja amplamente reconhecida nos Estados Unidos, sua origem remonta à Irlanda, onde se iniciou como parte do festival Samhain, que celebrava tanto o fim do verão quanto o início do ano novo celta, além das colheitas. Com o passar do tempo, o Halloween começou a mesclar tradições celtas com influências católicas, dando origem à festa que conhecemos hoje.

 

A celebração do Halloween varia de país para país. Na Irlanda, por exemplo, as pessoas ainda mantêm a tradição de acender fogueiras e saborear o Halloween Brack, equivalente a um panetone. No Reino Unido, a famosa roda-gigante London Eye se transforma em uma gruta assustadora com uma linda decoração de Halloween,  e em Edimburgo eles oferecem o “Haunted Halloween Tour of Endiburgh”, que é um passeio noturno e a pé pelo centro da cidade. Na Áustria, é comum deixar pães, água e uma lanterna como oferendas para garantir que as almas sejam bem cuidadas.

 

Esta data traz consigo um vocabulário de Halloween repleto de palavras e expressões relacionadas à festividade. Para que você possa celebrar a ocasião com um conhecimento completo, selecionamos algumas palavras que certamente você encontrará ao longo deste mês.

1 – Trick or Treat

O famoso “trick or treat” é uma das frases emblemáticas do Halloween. Ela é entoada pelas crianças durante o festival, à medida que percorrem as casas vizinhas em busca de guloseimas. Sua tradução literal é “doçuras ou travessuras”. Esta expressão teve origem na década de 1920, as crianças usam fantasias e batem às portas das casas pedindo doces e caso não sejam atendidas podem pregar alguma “travessura”.

2 – Pumpkin

Um símbolo extremamente significativo para o Halloween é a “pumpkin”, que significa abóbora. Durante o Halloween, as crianças seguem a tradição de esculpir rostos nas abóboras, transformando-as em lanternas chamadas de Jack-o’-lanterns. Essa tradição tem suas raízes na lenda de Jack-o’-lantern, uma alma errante que utilizava uma brasa incandescente para iluminar seu caminho. 

 

Originalmente, ele esculpia um nabo, mas quando essa tradição chegou aos Estados Unidos, as abóboras estavam em temporada, e assim a prática evoluiu para o uso de abóboras. Essas lanternas tinham a finalidade de afastar maus espíritos das residências.

3 – Werewolf

Uma das criaturas mais famosas do Halloween é o “lobisomem”. Trata-se de um homem que se transforma em lobo durante as noites de lua cheia, sendo envolta por inúmeras narrativas de terror que a rodeiam. Além disso, o lobisomem é reconhecido por ser um arqui-inimigo dos vampiros.

 4 – Mummy

Outra criatura extremamente famosa no Halloween é a “múmia”. Sua origem remonta ao Egito, onde, a princípio, não havia nada de sobrenatural associado a ela. No entanto, graças às narrativas inglesas e à disseminação da ideia da maldição da múmia, essa criatura também se tornou um símbolo icônico desta data festiva. Frequentemente, ela é representada como um cadáver meticulosamente envolto em faixas de tecido.

5 – Wicked

É um adjetivo que significa maldade ou malevolência e é frequentemente usado para descrever personagens vilões em histórias de Halloween, especialmente as bruxas. 

6 – Fangs

Você vai ouvir muito essa palavra para descrever uma parte dos monstros, “fangs” são presas afiadas de vampiros ou criaturas sobrenaturais do Halloween.

7 – Full Moon 

Seria a lua cheia, uma fase da lua muito associada ao Halloween. Falamos anteriormente da importância dela para a transformação dos lobisomens, por exemplo. Por isso, a lua cheia é frequentemente associada a eventos misteriosos e sobrenaturais no Halloween. 

8 – Cobweb 

Bastante presente na decoração de Halloween, as “cobwebs”, mais conhecidas como teia de aranha, são frequentemente utilizadas para decorar casas assombradas durante o Halloween.

9 – Hocus Pocus

Esta é uma expressão que não tem uma tradução direta e é comumente empregada por mágicos, frequentemente associada a seus truques. Equivale ao nosso conhecido ‘abracadabra’.

10 – Gory

Também conhecido como um estilo de filmes de terror, “gory” é um adjetivo usado para descrever algo sangrento, macabro, características que você vai encontrar nos filmes de terror. 

11 – Costume 

Refere-se a fantasias e disfarces usados por crianças e adultos durante as celebrações do Halloween. Nesta festividade, as pessoas adotam trajes criativos, sendo esta prática conhecida como “fantasia de Halloween”. 

 

A origem dessa tradição remonta a tempos antigos, quando se acreditava que no Dia das Bruxas os espíritos dos falecidos retornavam à Terra, acompanhados por outras criaturas assustadoras. As fantasias eram usadas para que os humanos pudessem se camuflar e evitar qualquer encontro desagradável com esses seres sobrenaturais. Foi assim que a ideia de usar fantasias durante o Halloween se consolidou.

12 – Haunted

Uma das atrações mais populares durante o Halloween são as casas mal-assombradas, e é a partir delas que se origina grande parte do vocabulário do Halloween. A palavra “haunted” é utilizada para descrever algo que está sob a influência de presenças sobrenaturais, sendo aplicada para descrever locais supostamente habitados por fantasmas. 

 

Além disso, essa palavra pode ser empregada de maneira metafórica em diversas expressões, como “haunted house” (casa assombrada), que, como já mencionamos, é uma das atrações mais emblemáticas do Halloween.

13 – Wand

Um dos objetos mais comuns no Halloween é a “wand”, também conhecida como varinha mágica, geralmente associada à magia e feitiçaria e à figura da bruxa e do mago. Veja um exemplo do vocabulário do Halloween aplicado: 

  • The wizard waved his wand, and a spell was cast. (O mago brandiu sua varinha, e um feitiço foi conjurado.)

14 – Howl 

Não confunda com “owl”, que é coruja e também um dos símbolos do Halloween. Na verdade, “howl” é um verbo e significa uivar, como o som que os lobisomens fazem. Veja um exemplo do vocabulário aplicado: 

  • The wind howled outside the haunted house, adding to the eerie atmosphere. (O vento uivava do lado de fora da casa mal-assombrada, aumentando a atmosfera misteriosa.)

15 – Broomstick

Outro item bem famoso no vocabulário de Halloween é o “broomstick”, que se refere a uma vassoura. As bruxas são frequentemente retratadas montando em vassouras em histórias de Halloween. Veja o vocabulário aplicado:

  • She dressed up as a witch and carried a broomstick for her costume. (Ela se vestiu de bruxa e carregava uma vassoura para a sua fantasia.)

16 – Goblin

Uma criatura famosa no Halloween é o “goblin”, um ser místico e assustador, muitas vezes representado como malévolo. Confira o vocabulário aplicado:

  • In some cultures, goblins are believed to come out at night during Halloween. (Em algumas culturas, acredita-se que os goblins saem à noite durante o Halloween.)

17 – Ghost 

Os fantasmas representam um dos símbolos mais icônicos do Halloween. Em inglês, eles são os “ghosts”, e marcam presença tanto na decoração como nas histórias de terror narradas durante o Halloween.

18 – Frightening

O termo “frightening” é um adjetivo que se refere a algo que é verdadeiramente assustador ou aterrorizante. Ele é frequentemente empregado para caracterizar objetos, situações ou eventos que evocam uma sensação intensa de medo ou terror. Por isso é bem presente no vocabulário do Halloween, veja exemplo:

  • The haunted house was so frightening that I couldn’t go inside. (A casa mal-assombrada era tão assustadora que não consegui entrar.)

19 – Spooky

O termo “spooky” é um adjetivo que evoca uma sensação de arrepios e inquietação, é uma palavra que se torna especialmente relevante durante a temporada de Halloween, quando celebramos tudo o que é sinistro e enigmático. Usamos essa palavra para descrever a decoração das casas, histórias de terror ou até mesmo ambientes relacionados ao Halloween.

20 – Scarecrow

Outra criatura que está muito presente no Halloween é o “scarecrow”, o espantalho. Ele está presente nas histórias de terror, na decoração e até mesmo como fantasia. Originalmente seria um ser inanimado, feito especialmente de palha, vestido com roupas velhas e colocado no campo para afastar os pássaros. 

Após ver esse vocabulário do Halloween tão completo, enriqueça ainda mais o seu vocabulário de inglês com o auxílio de músicas, filmes, séries e livros relacionados ao mundo de mistério e fantasia do Halloween. Mas lembre-se que o aprendizado envolve a prática constante, se deseja dicas infalíveis confira esse nosso material.