CULTURA INGLESA E PESQUISA PÉ NO PALCO APRESENTAM:
COM QUE ROUPA? – Mulheres Travestidas de Shakespeare, no Teatro José Maria Santos

A Cultura Inglesa, em parceria com o Círculo de Encenação e Pesquisa Pé no Palco, celebra seus 80 anos de atividades no Paraná trazendo para o público o espetáculo “COM QUE ROUPA? – MULHERES TRAVESTIDAS EM SHAKESPEARE”, inspirado nas heroínas rebeldes que habitam o universo das comédias de William Shakespeare.

A peça é uma colagem que traz trechos das obras: O Mercador de Veneza, Como Gostais e Noite de Reis. Integram o texto passagens comentadas com a finalidade de contextualização e reflexão. A apresentação acontece nesta terça-feira, dia 26 de abril, às 20h no Teatro José Maria Santos. Estarão em cena três atrizes e um ator; contando com a participação ao vivo de um músico-ator.

Na época em que Shakespeare viveu e escreveu, imperava o patriarcalismo que procurava a todo custo manter a subordinação e opressão da mulher. Durante o reinado da rainha Elisabeth I, monarca com poderes absolutos, a ideologia patriarcal começa a mostrar sinais de enfraquecimento.  Shakespeare aproveita o momento e  escreve peças utilizando a convenção do travestimento como estratégia cênica para destacar as potencialidades e a sagacidade de suas heroínas.  Pórcia, Viola e Rosalinda são as heroínas escolhidas para vir ao palco. Elas se travestem de rapazes e, assim disfarçadas, conseguem fazer tudo o que era negado ao seu sexo. O disfarce de homem libera as heroínas das restrições de sua condição feminina. Por meio do uso criativo da estratégia do travestimento, o bardo estabelece uma confusão de identidades que contradiz e subverte a visão patriarcal que inferioriza a mulher.

O espetáculo conta com  a dramaturgia e seleção de textos de Anna Camati e Alan Thomas, direção de Fátima Ortiz, trilha sonora de Saulo Soul, figurinos de Carmem Rodrigues e iluminação de Beto Bruel.   O elenco é formado pelos atores: Pedro Bonacin, Juliana Spriscigo, Renata Bruel, Saulo Soul e Fátima Ortiz.

Confira algumas fotos dos ensaios!
ttps://drive.google.com/file/d/1gUn68nF5lQcTdjSJYmpldrb-tCkczyOC/view?usp=sharing

Serviço: 

Onde: Teatro José Maria Santos

Quando: Terça, dia 26 de abril às 20:00 h.

Ingressos gratuitos (retirar uma hora antes da peça na bilheteria)

Duração prevista do espetáculo: 1h e 10 minutos.