Inglês empresarial ainda é diferencial para quem quer alcançar melhores salários

 

Não há dúvidas de que a língua inglesa é a mais difundida no mundo, sendo utilizada em grandes prêmios, em negociações internacionais, em plataformas digitais e aparelhos eletrônicos, e tantos outros. Porém, apesar do ensino nas escolas públicas e particulares, e dos cursos oferecidos e disponibilizados em diversas frentes, muitas pessoas ainda não têm domínio do idioma, ou sequer pronunciam algumas frases com precisão.

 

Atualmente, com um mundo cada vez mais globalizado, muitas empresas contratam o trabalhador com habilidades avançadas com o intuito de colocar a empresa no circuito internacional e ampliar o número de serviços oferecidos pela instituição. Uma pesquisa do site de empregos Catho revelou que o profissional que tem o domínio da língua inglesa chega a ganhar até 70% a mais do que quem fala apenas a língua nativa ou não possui fluência em outros idiomas.

 

Em 2014, o Instituto de Pesquisa Data Popular elaborou um estudo para o British Council – organização internacional do Reino Unido que oferece soluções educacionais – para avaliar o nível de conhecimento do idioma no Brasil. De acordo com o levantamento, apenas 5,1% da população, em média, entende e fala inglês, sendo que o número varia de acordo com a faixa etária e com a classe socioeconômica do indivíduo. Das pessoas que têm entre 35 e 50 anos, por exemplo, apenas 3,5% admitem ter conhecimento da língua.

 

Dois anos antes, em 2012, o site Vagas.com, um dos mais acessados por quem está procurando emprego, fez uma pesquisa com cerca de 37 mil candidatos em 12 estados para se certificar se o nível de inglês informado no currículo é o mesmo que o real. O resultado demonstrou que dos 51% que afirmam ter competência avançada ou fluente no idioma, apenas 36% comprovaram isso de fato em testes de proficiência.

 

Um estudo recente apresentado pelo Índice de Proficiência em Inglês da EF para estudantes (EF EPI-s) destacou o Brasil na 53ª colocação entre 88 países, classificando o ensino da língua inglesa no País como ‘muito baixo’. Apesar disso, o resultado é o melhor já alcançado desde 2011, quando chegou a ficar entre os oito últimos. Em uma comparação com a Rússia, que tem população e extensão territorial semelhantes ao Brasil, além de outras línguas nativas, o país europeu sai à frente do sul-americano nesse mesmo ranking, já que fica em 42º na classificação.

 

Métodos para aprimorar o inglês corporativo

 

 

A Cultura Inglesa Curitiba oferece cursos para o público adulto, desde o básico até o avançado, além dos preparatórios para certificações internacionais de Cambridge, que são essenciais para garantir vagas em cursos e até empregos no exterior.

 

Confira algumas dicas dos nossos professores para aprimorar seu inglês corporativo:

 

  1. Mantenha-se sempre em contato com a língua, escute podcasts e assista seriados ou filmes que sigam sua linha de trabalho. Assim você se familiariza com os jargões de cada área;
  2. Tenha um pen pal, ou amigo de correspondência, alguém que trabalhe na sua área e com quem você possa trocar e-mails ou mensagens na língua inglesa. Muito importante dar para ele/ela total liberdade para corrigir seus erros;
  3. Leia sites e artigos da sua área de trabalho em inglês, eles podem te ajudar muito com vocabulário e dúvidas de gramática.

 

Sobre a Cultura Inglesa de Curitiba

Há mais de 75 anos em nossa cidade, a Cultura Inglesa de Curitiba divide suas atividades em cinco unidades, sendo uma delas localizada em São José dos Pinhais. A Cultura Inglesa de Curitiba é uma associação sem fins lucrativos, revertendo toda sua renda em benefício de suas atividades e alunos. O compromisso em manter o alto nível de ensino do inglês, além de aspectos culturais do país, é um dos pilares da escola, que busca respaldo na qualificação elevada do quadro de professores, constantemente desenvolvida por meio de workshops, seminários e treinamentos. O teor vanguardista da escola é ainda reforçado por parcerias com grandes entidades, como é o caso do British Council – organização britânica que promove oportunidades culturais e educacionais entre Brasil e Reino Unido e da Universidade de Cambridge, famosa por suas certificações atestando conhecimento da língua inglesa em todo o mundo.