Com a chegada do covid-19, celebrações públicas foram canceladas

A comemoração de um aniversário é, sem nenhuma dúvida, uma data marcante e controversa. Algumas pessoas amam e outras tantas odeiam. Mas você já pensou em uma comemoração dupla?

É o que acontece com a Rainha Elizabeth II. Seu aniversário foi em abril – celebrou 94 anos. Em junho, mais especificamente neste sábado (13), seria realizada outra comemoração e para isso há apenas uma simples explicação: o clima!

Londres, Reino Unido: Família real no terraço do Palácio de Buckingham.

A tradição, com mais de 250 anos, tem origem no reinado de George II, que nasceu em novembro de 1683 e, por não ser a melhor época do ano para sediar uma festa de aniversário ao ar livre na Inglaterra, devido às baixas temperaturas, recebeu um segundo aniversário ‘oficial’ no verão, quando, com alguma sorte, o sol estaria brilhando. Desde então, o soberano britânico foi autorizado a ter um segundo aniversário no verão, razão pela qual a rainha tem o direito de comemorar aniversário após sua data de nascimento real e é tipicamente realizado no segundo fim de semana de junho.

A celebração é cercada de tradições e pompas. Durante seu aniversário ‘oficial’, é realizado um desfile chamado de Trooping the Colour, em que mais de 1,4 mil oficiais e soldados, 200 cavalos e 400 músicos participam do evento no centro de Londres. Também é realizado uma salva de tiros no Hyde Park, Torre de Londres e no parque real de Windsor.

Show aéreo em Londres no Trooping the Colour

Neste ano, as comemorações foram canceladas devido à pandemia do novo coronavírus. Elizabeth II está confinada com seu marido, Príncipe Phillip, no Castelo de Windsor.

Elizabeth II está no trono desde 1952 – nenhum soberano esteve há mais tempo no comando da monarquia britânica do que ela – e testemunhou os mandatos de 12 primeiros-ministros.