Programa ajuda a divertir e aliviar a tensão do isolamento social

Com o fechamento de hotéis, aeroportos e algumas fronteiras devido à pandemia do novo coronavírus, encarar os dias de isolamento social virou um desafio. Então, que tal unir um dia comemorativo com atividades culturais e ainda realizar uma viagem sem sair de casa?

Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Internacional do Museu, e como estamos em período de isolamento, a proposta é aproveitar para fazer um tour virtual nos principais museus do mundo.

Listamos 10 espaços que disponibilizam essa atividade cultural. Confira:

Louvre, Paris – França

O espaço está nos sonhos e roteiros de muitos viajantes, apesar das grandes filas para entrar. O tour virtual oferece uma visita rica em detalhes que nem sempre é possível observar com tantas pessoas ao redor.

Metropolitan Museum of Art, Nova York – Estados Unidos

Um dos maiores e mais completos museus de Nova York, o MET, como é conhecido, merece uma longa visita tanto virtual, quanto pessoal. Na visitação online é possível ver o espaço em 360° com trilha sonora e controle das imagens.

The British Museum, Londres – Inglaterra

O Museu Britânico abriga mais de 6 milhões de objetos importantes para a cultura mundial. A visitação, mesmo online, pode levar mais de um dia, mas sem nenhuma dúvida, é um programa especial a ser realizado por toda a família.

Museu da Acrópole, Atenas – Grécia

Sem nenhuma dúvida, é uma viagem aos primórdios da civilização. O espaço preserva grande parte do que restou dos adornos da Acrópole de Atenas, além de outras construções e obras de arte importantes para o país e toda a civilização ocidental.

Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México – México

Uma das mais famosas atrações da cidade, o museu tem um acervo único. O destaque é a sala dos povos mexicas (como os mexicanos se referem aos astecas). É neste local que fica a “Pedra do Sol”, conhecida como o Calendário Asteca. Pelo tour virtual também é possível visitar essa ala e explorar os seus detalhes.

MASP, São Paulo – Brasil

O Museu de Arte de São Paulo, MASP, é o principal de São Paulo e está localizado no coração da cidade, na Avenida Paulista. Entre as obras do museu, destacam-se nomes nacionais como: Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. A arte internacional é representada por Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Degas, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall, entre outros. Virtualmente você poderá conhecer o acervo do museu, acessar galerias e detalhes das peças em exposição.

MON, Curitiba – Brasil

O Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba, possui a maior área expositiva (17 mil m²) da América Latina. Durante a visitação virtual é possível ter acesso a mais de 600 itens e 9 mostras.

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – Brasil

Inaugurado em 2015, o espaço é um ambiente que busca a reflexão sobre as grandes mudanças ocorridas e os desafios que estão por vir. Apresenta também a proposta de como a humanidade poderá viver e moldar os próximos 50 anos. É possível visualizar mais de 1.000 itens e cinco mostras virtualmente.

Inhotim, Minas Gerais – Brasil

A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público possui um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Com o Google Art Project, é possível caminhar pelo Inhotim sem sair de casa.

Museu do Futebol, São Paulo – Brasil

A relação entre o futebol e o Brasil, sem dúvidas, é a mais apaixonante do mundo. Histórias como a proibição do esporte no Brasil, a participação das mulheres na atividade e tantos outras são contadas por meio de imagens e memórias. Pela internet estão disponíveis para visitação 700 itens e 14 mostras.