Já pensou em fazer um intercâmbio em família? Muitas pessoas têm desejo e curiosidade de fazer um intercâmbio para aprimorar o inglês e conhecer a cultura de outros países, mas possuem dificuldades, limitações ou resistência para ficarem longe dos familiares por muito tempo.

Nesse sentido, uma opção interessante pode ser justamente curtir essa experiência em conjunto.

A Cultura Inglesa vai te contar como funciona o intercâmbio em família e dar dicas sobre como se planejar para esse momento! 

 

Como funciona o intercâmbio em família? 

Para começar a entender, o intercâmbio em família propõe que os familiares viajem juntos, sem uma quantidade exata de membros. Porém o mais comum é que pais e filhos façam intercâmbio, especialmente se o filho for menor. Assim, muitas vezes ele deseja viajar e treinar inglês, mas os pais não sentem segurança em deixá-lo viajar sozinho.

Embora viajando juntos o treino aconteça no dia a dia naturalmente para cada um, os familiares podem ir para programas de estudo diferentes.

O domínio do idioma pode ser diferente por cada membro da família, requerendo diferentes abordagens no país de destino. Então é preciso planejar e conjugar as necessidades, encontrando um local que ofereça essas oportunidades ou um programa que atenda a todos.

Agora confira o que fazer para se preparar:

 

Decida a instituição em conjunto 

Defina em conjunto a instituição em que os membros irão estudar. A criança pode receber ensino com métodos para sua faixa etária e os adultos também. É possível escolher uma escola para estudar que proporcione aprendizado de acordo com os diferentes níveis ou ainda escolher instituições especializadas.

Se achar um lugar que já oferece tudo, melhor.

 

Planeje-se financeiramente 

Procure planejar com antecedência, devido aos custos para manter todos confortáveis por lá.

Leve em conta as diferentes despesas, desde passagem, até alimentação e hospedagem. Faça reservas de emergência também, sem deixar para decidir tudo no próprio local, para que você tenha mais tranquilidade.

 

Defina a duração do seu intercâmbio em família 

Determine a duração do intercâmbio, vendo se será 1 mês, se serão 6 meses, 1 ano, e assim por diante, de acordo com a disponibilidade tanto financeira quanto de tempo e compromissos de toda a família envolvida.

Nesse sentido, é preciso avaliar bem a idade dos participantes e se de algum modo a vida escolar da criança será afetada, assim como analisar o trabalho dos pais.

Procure ver se é possível aproveitar as férias escolares dos filhos junto com as férias dos pais, para conciliar o período.

 

Escolha a hospedagem 

Pesquise com calma e escolha o melhor lugar para toda a família, pensando nos quartos, na localização e facilidade de locomoção. De preferência analise as necessidades da família e procure acomodações que tenham o que ela necessita, como uma cozinha.

Também verifique se o local tem infraestrutura e fica próximo a serviços essenciais, que vocês possam precisar.

 

Prepare os trâmites 

Pense nos documentos, como o visto para toda a família e quanto tempo ele costuma demorar. Por isso, mesmo que não vá viajar em curto prazo, é bom iniciar os trâmites assim que possível.

Dependendo do local, talvez não exista a necessidade de visto para todos, embora no caso de uma família isso possa ser menos provável. Mas não deixe para última hora.

Também se informe sobre vacinação e melhor época para viajar (tendo em vista, por exemplo, este momento de restrições).

 

Quais as vantagens?

Férias com os familiares 

O intercâmbio em família oferece a oportunidade de se aproveitar esse momento para passar mais tempo juntos, algo que pode não ser possível sempre, devido a muitas rotinas agitadas.

Melhoria do convívio 

O intercâmbio nesse modelo pode ser uma oportunidade de se redescobrir com a família e estreitar os laços.

Mais segurança

Com o intercâmbio em família os pais podem se sentir mais tranquilos acompanhando os filhos. Muitos filhos também podem sentir mais segurança desse modo, já que estar em um país totalmente novo e diferente é uma experiência que gera expectativa, mas que também pode causar ansiedade.

Sentindo maior segurança, conseguem aproveitar melhor.

Impulsionamento ao aprendizado de inglês

O intercâmbio coloca as pessoas da família em contato com a cultura do país de destino e com a língua em uso. Isso permite um aprendizado muito rico e a possibilidade constante de colocar o inglês em prática nas mais diversas situações.

Por fim, adquira mais confiança e segurança fazendo testes de proficiência para verificar seu nível de inglês e descobrir onde precisa melhorar, a fim de ir mais preparado.

 

Gostou dessa ideia? Que tal começar a se programar com antecedência e entrar em contato com a Cultura Inglesa para saber mais sobre nosso método de ensino exclusivo, que inclui preparação e aplicação de exames de proficiência