O medo de falar inglês é algo natural quando se está começando. Porém, a proficiência em uma língua estrangeira é um caminho que se percorre tendo em vista geralmente 3 componentes. São eles o listening, que é a escuta, o writing ou escrever, e o speaking, a fala.

Neste último é que normalmente se nota a maior dificuldade. Tudo porque falar pode gerar bloqueios em quem está aprendendo, por conta da timidez ou medo de cometer erros.

Pensando nisso, a Cultura Inglesa compilou uma série de dicas para te ajudar a desenvolver a habilidade de conversação e reduzir a ansiedade. 

Veja como perder o medo de falar inglês mais facilmente em 8 dicas práticas: 

 

1- Treine sozinho para perder o medo de falar inglês

Antes de colocar suas habilidades em prática em um diálogo, adquira confiança sozinho. 

Porém, faça isso gradativamente. É possível começar elaborando ideias gerais sobre um assunto, imaginando de que maneira você gostaria de falar e tentando se expressar naturalmente.Sempre que sentir que travou em alguma palavra, volte e ouça a pronúncia em algum material ou na internet. Depois repita com calma.

A ideia é deixar fluir a fala, conquistando aos poucos uma boa desenvoltura. Sozinho você pode ficar mais à vontade para treinar quantas vezes for preciso.

 

2- Leia em voz alta

Ler em voz alta é o melhor método para vencer a timidez, assim, para acompanhar a mesma velocidade do seu reading, leia em voz alta. Dessa forma, você se acostuma com a sua pronúncia e vai perdendo a vergonha. 

 

3- Não se julgue 

Perder o medo de falar em inglês pode levar um tempo. Não se cobre excessivamente, pois a pressão costuma não ajudar. Lembre-se: cada aluno tem seu ritmo de aprendizado. Então, o importante é não desistir.

Procure separar um tempo diário para estudar, pelo menos, 1 ou 2 horas por dia. Faça do estudo algo contínuo em seu dia a dia.

 

4- Use ferramentas de apoio

Experimente usar aplicativos no processo de aprendizado da língua inglesa. Recomendamos usar alguns já bem conhecidos, como o Rosetta Stone, o FluentU,  Duolingo, Busuu e o Babbel. 

Vendo conteúdos, fazendo quizzes, identificando vocabulário desconhecido e interagindo, você pode encontrar os gaps em sua conversação e melhorá-los.

 

5- Encontre um parceiro de estudo

Quando estiver se sentindo mais confiante, procure alguém para treinar com você. Uma boa ideia é exercitar diálogos em inglês. 

Eles podem ser simulados sobre situações imaginadas que você possa enfrentar na utilização da língua, ou podem também relatar o próprio dia a dia dos dois.

Dessa maneira, você consegue perder o medo de falar inglês praticando mesmo sem viajar.

 

6- Inclua podcasts e notícias em inglês na sua rotina

Quanto mais você ouvir, mais fácil será se acostumar com a fonética e adquirir vocabulário para se expressar. Por isso, veja notícias, ouça músicas e treine o ouvido por meio de conteúdos como podcasts.

Para perder o medo de falar inglês, quanto mais familiarizado com o idioma, melhor. Recursos assim ajudam a entender expressões, gírias e entonações próprias do idioma, fazendo com que você saiba falar de maneira mais natural e contextualizada sempre.

 

7- Escreva diálogos 

Crie o hábito de escrever em inglês, aplicando dicas que te ajudem a pensar o idioma numa situação de uso.

Isso vai ajudar sua mente a se lembrar de palavras e da fonética delas com mais facilidade. E também vai auxiliar a reduzir sua ansiedade, pois você se sentirá um pouco mais seguro em relação às respostas mais comuns em conversações.

 

8- Respire e desacelere

Por último, fale sempre pausadamente e lembre-se de que dicção é mais importante do que a velocidade no momento de falar. 

 

Dessa forma você dá tempo para seu cérebro processar qual a próxima palavra que vai usar e que frases irá construir. Gostou desse conteúdo? Quer treinar mais seu inglês e adquirir confiança de vez para perder o medo de falar inglês? Entre em contato para saber mais sobre a Cultura Inglesa e seu método exclusivo de ensino para te ajudar a vencer esse desafio!