Aumento no número de compras online oferece oportunidade para golpistas

A chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil foi a responsável por mudar muitos hábitos nos brasileiros. Um deles foi o crescimento das compras de forma online. Segundos dados da empresa Compre e Confie, focada em e-commerce, a alta de vendas foi de 40% logo nos primeiros 15 dias de março.

Porém, concomitante a essa mudança de hábitos, os golpes também aumentaram. Relatório da empresa Check Point mostra que os cibercriminosos estão criando páginas se passando por empresas e entidades para enviar links maliciosos para a captura de senhas, roubo de dados ou outros crimes. Segundo esse documento, 20 mil novos domínios relacionados ao coronavírus foram registrados: 17% deles são maliciosos ou suspeitos.

Para evitar essas situações, é necessário ficar atento a uma série de itens antes de realizar transações via internet. A advogada Caroline Cavet destaca que é preciso tomar alguns cuidados. “O primeiro item é olhar atentamente alguns detalhes como o endereço do site, se ele possui registro no Brasil, por exemplo. Uma ferramenta que pode ser utilizada é o site que se chama registro.com, ali é possível encontrar o registo do endereço eletrônico. Se a compra for realizada por uma rede social, é importante verificar se há um site confiável antes de efetivar o pagamento”, destaca.

A advogada ainda listou outras dicas que podem evitar golpes online evitando transtornos futuros:

  1. Pesquise a idoneidade da empresa

É importante pesquisar o nome da empresa, ver a razão social, CNPJ. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer esses dados, de preferência em sua página principal. Essa obrigatoriedade está respaldada pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Se tudo estiver disponível, as chances de ser uma empresa fantasma são bem menores.

  1. Sempre que possível, faça contato

Observe atentamente se no site, página de rede social ou e-mail estão todas as informações de contato e, sempre que possível, faça uma ligação para tirar dúvidas. Se houver a opção de conversa online, prefira os chats em tempo real.

  1. Conheça a reputação da empresa

Realize uma pesquisa em outros sites para saber o que as pessoas falam sobre a empresa. Em sites especializados é possível verificar as informações e o quanto de reclamações a empresa acumula. Nas redes sociais também é possível verificar por meio dos comentários e avaliações a reputação da empresa.

  1. Desconfie de promoções que fujam ao comum

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, diz um velho dito popular. Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude. Desconfie sempre!

  1. Fique atento aos seus documentos pessoais e guarde comprovantes

Sempre que possível, faça buscas pelo número do seu CPF, analise a conta bancária e o cartão de crédito. Ao realizar as compras, guarde os comprovantes de pagamento mesmo eles sendo online. Guarde e-mails ou qualquer forma de contato com a empresa.