Confira dicas importantes para que seus estudos obtenham eficácia em 2021

Foi difícil conseguir se concentrar nos estudos em 2020. Em meio ao cenário caótico do país, estudantes tiveram que lidar com inúmeros empecilhos, inseguranças e novidades, como o ensino a distância, que exigiu uma disciplina até então desconhecida para muitos adolescentes e, principalmente, crianças.

Agora, em 2021, as coisas estão começando a voltar ao “normal”, todavia, muitas adaptações ainda precisam ser feitas. O ensino híbrido, por exemplo, está em alta, e o estudante que melhor se ajustar a esse formato terá maiores chances de obter uma boa performance escolar, tanto nas escolas tradicionais como em cursos complementares – e essenciais, como o de um novo idioma.

Quer saber como planejar uma rotina de estudos para ter um bom desempenho neste ano letivo? Confira as dicas abaixo!

Organize-se

Essa dica é a primeira e, provavelmente, a mais importante. Para que seu esforço nos estudos tenha eficácia, é crucial saber distribuir seu tempo e priorizar conteúdos, de preferência aqueles em que existe mais dificuldade, visto que a procrastinação é a forma mais fácil de perder o foco. Nessa hora vale abusar da imaginação: use os famosos planners, canetas coloridas, marca páginas, tudo! O objetivo é organizar o mês, a semana e até mesmo o dia de forma produtiva e que não seja extremamente cansativa.

Revise diariamente

Você já teve ter ouvido falar sobre a importância de revisar diariamente os conteúdos passados em sala de aula. Isso só não é um fato como é o que vai diferenciar um aluno que tem uma boa relação com os estudos daquele que quase desmaia de ansiedade e nervoso em cada prova. Ao revisar no fim do dia o que foi aprendido, você reforça o conteúdo no seu cérebro e deixa a tarefa de estudar para os testes muito menos desesperadora.

Vá além

Não basta apenas passar o que está escrito na lousa ou no slide para o caderno. Além de ter bastante vontade de aprender, o bom aluno deve ser curioso e proativo, indo atrás de informações extras para o que lhe foi apresentado. Uma ótima forma de abranger os horizontes é escutar podcasts e assistir a documentários e filmes sobre o assunto, bem como ler outros livros – de ficção ou não – além dos didáticos.

Deixe as redes sociais de lado

Sim, realmente está cada vez mais complicado manter o foco com as diversas notificações dos mais diferentes aplicativos, de iFood a Instagram. Entretanto, para ir bem nos estudos, é fundamental ignorar as distrações, em sua maioria vindas das redes sociais, e focar no conteúdo que precisa ser apreendido. Isso não significa que o aluno precisa abandonar a tecnologia, mas sim saber quando e como utilizá-la.

Faça intervalos

Já foi comprovado que fazer pequenas pausas durante tarefas longas e exaustivas é bastante benéfico para o desempenho do estudante, muito por conta da perda de foco que ocorre ao longo do tempo. Durantes os estudos, dar-se esse tempo para respirar profundamente, tomar uma água ou café e caminhar pela casa, por exemplo, é uma ótima maneira de reenergizar o cérebro e manter a concentração.