A Cultura Inglesa promoveu terça-feira (26/04) o espetáculo “Com Que Roupa – Mulheres Travestidas em Shakespeare”, no Teatro José Maria Santos. A iniciativa, realizada em parceria com o Círculo de Encenação e Pesquisa Pé no Palco, é parte das celebrações dos 80 anos de atividades da escola no Paraná.
Com dramaturgia e seleção de textos de Anna Camati e Alan Thomas, a peça foi inspirada nas heroínas rebeldes que habitam o universo das comédias de William Shakespeare e trouxe reflexões sobre a opressão da mulher na sociedade patriarcal.

O espetáculo teve a direção de Fátima Ortiz, trilha sonora de Saulo Soul, figurinos de Carmem Rodrigues e iluminação de Beto Bruel. O elenco foi formado pelos atores: Pedro Bonacin, Juliana Spriscigo, Renata Bruel, Saulo Soul e Fátima Ortiz.

O espetáculo foi sucesso absoluto, com a casa em sua lotação máxima em plena terça-feira. Mais que proporcionar um encontro de artistas, educadores e alunos, este foi para a Cultura Inglesa um reencontro com sua própria história. Desde o início de suas atividades no Paraná, a escola buscou a excelência no ensino do idioma por meio da cultura extraclasse – e o teatro sempre foi parte fundamental desse processo.

Confira algumas imagens do evento e depoimentos da equipe envolvida:

“Deixo aqui meu depoimento, pleno de felicidade, por ter colocado meu fazer artístico como contribuição e valorização dos 80 anos da cultura inglesa no Paraná. Além do ensino da língua, a Cultura Inglesa sempre foi fator importante de diferenciação, provado neste lindo evento do dia 26 de abril, data do batizado de Shakespeare. Foi maravilhosa a recepção da plateia, o público ficou encantado com a atualidade de Shakespeare e com a beleza e excelência do espetáculo!” (Fátima Ortiz – Direção Geral do Espetáculo )

“”O espetáculo-colagem “Com que roupa? Mulheres travestidas em Shakespeare”, uma promoção da Cultura Inglesa, levado à cena pelo Círculo  de Encenação e Pesquisa Pé no Palco em 26 de abril de 2022, para comemorar o aniversário de Shakespeare e os 80 anos da Cultura Inglesa em Curitiba, foi um sucesso de público que lotou o Teatro José Maria Santos. Foi emocionante constatar o entusiasmo e o alvoroço em torno das heroínas rebeldes de Shakespeare, conduzindo a plateia à reflexão Cumpre ressaltar que a Cultura Inglesa de Curitiba, desde a sua fundação, desempenha a missão de oferecer à comunidade um ensino da língua e da cultura inglesas com excelência e inovação. E, desde os anos 1990, tem concedido patrocínio para a realização de encontros, palestras, concertos, encenações, publicação de livros e outras atividades culturais em torno de William Shakespeare que encontrou nos espaços desta instituição um local de morada permanente.” (Anna Camati – Dramaturgia e Seleção de Textos – Diretora Cultural)

“Como melhor comemorar os 80 anos da Cultura Inglesa do que celebrando o maior de todos os ingleses, William Shakespeare? Produzir uma peça de teatro nos permitiria retribuir aos Curitibanos a confiança que milhares e milhares deles depositaram na Cultura Inglesa nesses anos todos. Mas queríamos também que a peça refletisse o que nós somos hoje: uma escola moderna e inovadora. Para isso convidamos Fátima Ortiz, uma diretora dinâmica e ebuliente, para montar a peça. Escolhemos uma temática atual, que reflete nossa ambição de sermos sempre relevantes: As mulheres travestidas de Shakespeare. E como título buscamos refletir a simbiose entre as culturas brasileiras e inglesas que dá propósito ao nosso trabalho educacional: Com Que Roupa? une Noel Rosa a Shakespeare! 

A recepção da peça foi gratificante. Continuaremos esse ano comemorando a literatura de língua inglesa dentro e fora da sala de aula, sempre mesclando tradição e modernidade, e sempre nos esforçando a melhor nos entender como brasileiros através da comparação cultural” (Alan Thomas – Dramaturgia e Seleção de Textos – Gerente Regional Londrina)

“I must say I had nothing to do with the performance 😊, I only made the welcoming speech, thus connecting the 80 years of Cultura Inglesa with the English bard and the presentation of 3 of his plays. Also the fact that Shakespeare’s birthday is around this time. Cultura and the bard have always been connected!” (Peter Ter Poorten – Ex-Presidente)

“Foi muito emocionante ver o teatro cheio, depois de dois anos fechado. Eu cresci no teatro, tenho uma paixão inexplicável pela arte e fazer parte de uma empresa que valoriza a cultura é muito gratificante. Acompanhei de perto o processo, tanto da Cultura Inglesa, como do elenco e sei como todos se empenharam. Confesso que até deu um desespero, achei que ia faltar lugar na plateia, mas no final deu tudo certo.

Gostaria de parabenizar todos os atores, a Fátima Ortiz pela direção do espetáculo e pela sua atuação impecável, a produção que fica por trás das cortinas, o Beto Bruel que fez a iluminação e deixou o espetáculo ainda mais bonito. 

Quero parabenizar a Anna e o Alan pelo belíssimo texto e os diretores da Cultura por essa iniciativa. Espero participar de mais eventos culturais e agregar com o meu conhecimento.”
(Karina Braz – Marketing)

“A Cultura Inglesa tem em seu DNA o constante apoio e participação na cena cultural do Paraná. Em ”Com que Roupa?” a peça marca a volta presencial ao teatro, guiada por uma releitura das Heroínas mais relevantes do dramaturgo mais marcante da história. A leveza dos textos e o humor sútil deram à peça o tom ideal.

Estou muito feliz em participar desse projeto e com toda a certeza, já estou ansioso para as próximas peças.” (Leonardo Rosa – Marketing)

“Queria mais uma vez agradecer a oportunidade de poder participar do projeto e também a oportunidade de assistir à peça. Amo Shakespeare, esse projeto foi muito bacana. Eu já tinha admiração pela Cultura, agora muito mais, sendo funcionária. Então realmente agradeço e fico feliz de ter feito um bom trabalho.” (Michele – Consultora)

“O ser humano necessita de alimento e água para sobreviver, precisa de moradia e saúde para viver, e de educação e cultura para sonhar! Participar de um evento comemorativo de 80 anos da Cultura Inglesa, como foi a peça “Com que Roupa”, o sentimento é de esperança renovada!

Uma grata oportunidade de experienciar na prática o que esta bela Escola tem a oferecer à cidade além das salas de aula.

‘Só há uma treva: a ignorância’ – William Shakespeare” (Tabata – Consultora)

“Se faltam palavras para agradecer a todos os envolvidos neste trabalho, é porque não faltou dedicação, talento e emoção. Felizmente, nos depoimentos dos colegas, vejo que sobram retratos do que foi mais essa experiência de Cultura Inglesa, literalmente. Então prefiro destacar a minha enorme alegria em ser um ponto de conexão, entre uma história de 80 anos e pessoas com décadas de envolvimento com a Cultura, com pessoas recém chegadas, mas já em dia com o mesmo entusiasmo e propósito. É disso que vale a vida!” (Gustavo Schmitt – Gerente de Marketing)