A Cultura Inglesa de Curitiba fez no dia 13 de dezembro o repasse ao Hospital Pequeno Príncipe de todo valor arrecadado com os ingressos simbólicos durante a festa de Halloween da escola, realizada no Hard Rock Cafe Curitiba. O evento ganhou novas proporções em comemoração ao aniversário de 80 anos da instituição no Paraná, reunindo mais de 500 alunos e familiares. A verba arrecadada com a bilheteria foi totalmente revertida ao fundo de reserva do hospital pediátrico. Diferentemente dos repasses provenientes de Projetos de Lei de Incentivo Fiscal, cujo destino é pré-determinado para certos projetos e áreas, este repasse é para uso livre do HPP, e viabiliza investimentos emergenciais com reformas, exames e medicamentos de alto custo não cobertos pelo SUS. 

A Cultura Inglesa é parceira  do HPP há mais de 5 anos, com repasses mensais para a área de Oncologia do hospital. Atualmente o HPP conta com contribuições mensais de 250 empresas, cujos recursos são destinados às áreas de Transplantes de Medula Óssea, Oncologia e Hematologia. 

“É uma grande satisfação participar deste reforço de conexão entre instituições tão engajadas, de segmentos diferentes, mas com muito em comum em seus propósitos. Hoje, nessa visita ao Hospital Pequeno Príncipe, reafirmamos os valores da Cultura Inglesa quanto à sua responsabilidade social, e damos mais um passo junto à nossa visão de proximidade e retribuição à sociedade”, disse o Gerente Comercial e de Marketing da Cultura Inglesa, Gustavo Schmitt.

Após a entrega, ele e sua equipe visitaram as instalações do HPP, que é reconhecido como um dos melhores hospitais pediátricos do mundo, pelos tratamentos de alta complexidade oferecidos e por seu atendimento humanizado. O hospital foi pioneiro em acolher os familiares durante o tratamento dos pequenos e isso diminuiu consideravelmente o número de internamentos. O Setor da Família Participante, por exemplo, criado em 1980 para humanizar o tratamento, é viabilizado por recursos da Lei de Incentivo Fiscal. Por meio dele, o hospital dá suporte aos familiares que vêm de longe, oferecendo refeições, roupas limpas, banho e hospedagem em casas de apoio nos casos de tratamentos mais longos.  

As crianças internadas contam também com o trabalho dos profissionais da área de Educação e Cultura, que há 20 anos promovem projetos culturais, como oficinas de teatro, leitura, pintura, jardinagem e culinária, porque brincar e estudar é de extrema importância para as crianças que enfrentam toda a aflição do tratamento. Essas ações não têm abordagem terapêutica, mas são complementares ao tratamento porque injetam vida e alegria às crianças hospitalizadas. Com isso, os pequenos deixam de ser pacientes e passam a ser agentes, e isso só acontece por causa do apoio das empresas parceiras, pois o SUS só paga o essencial das despesas médicas. O HPP também conta com o trabalho de professores da rede pública, municipal e estadual, que funciona como uma extensão formal da escola, garantindo a continuidade da escolarização. 

“Ter a Cultura Inglesa como parceiro é um orgulho para nós do Hospital Pequeno Príncipe! É muito positivo ver que ambas as instituições pensam e possuem valores parecidos, como acreditar na educação, na cultura e na transformação para um mundo melhor. Há 5 anos contamos com a parceria da Cultura Inglesa em diversas frentes e possibilidades. São parcerias como esta que nos dá segurança para continuar construindo um futuro ainda melhor e nos manter como o maior hospital pediátrico do Brasil e um dos melhores do mundo!  Afinal, nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!”, disse o Coordenador de Novos Projetos do HPP, Denis Carvalho Carneiro.