Estudar um novo idioma com mais idade não é impossível; basta encontrar a metodologia certa

Uma dúvida que sempre surge e causa discussão é: aprender inglês depois de certa idade é possível? A resposta é sim! Geralmente, pessoas com mais de 50 anos sentem medo de aprender algo novo, porque não acham que vão dar conta. Mas, deixando o preconceito de lado, essa atividade pode trazer benefícios que vão além do conhecimento de um novo idioma.

Entretanto, não se dá para dizer que as aulas serão exatamente iguais as passadas para as crianças. Por isso, se você tem mais de 50 anos e está pensando em fazer um curso de inglês, é importante prestar atenção em alguns detalhes.

  • A metodologia precisa ser diferente, descontraída e variada, para que o curso seja mais eficaz. Não é porque a pessoa é mais velha que as aulas devem ser chatas. É importante ter aulas dinâmicas e divertidas, ricas em conversação e produção oral. Por exemplo, a pronúncia para certos termos em outros idiomas, não somente na língua inglesa, pode ser difícil de ser aprendida para alguns, mas nada que algumas atividades e o esforço do aluno não seja capaz de superar.
  • Para que os diálogos em sala sejam mais ricos ainda, o material didático deve ser adaptado para a realidade dessas pessoas, com temas que estejam presentes nas vidas delas, como viagens, passeios, literatura, entre outros.
  • Mas, não somente isso: os professores também precisam ser preparados para lidar com esse público; eles devem ter qualificação adequada para conseguir aplicar a metodologia, pois as aulas precisam ser atrativas.
  • Cursos que tenham entrevistas em pares ou pequenos grupos, repetição em voz alta, além de diversas outras técnicas envolvendo todas as habilidades comunicativas (leitura, escuta, produção oral e produção escrita) são alguns exemplos de atividades que podem contribuir.

Você se animou agora a estudar inglês? Para quem tem mais de 50 anos, a Cultura Inglesa oferece o curso Masters, voltado a pessoas acima dos 50 anos, em nível iniciante, com carga horária de 15 aulas de 100 minutos (uma vez por semana). No Masters, os alunos aprendem debatendo temas como arte, literatura, cinema, música, viagens e muito mais.